Materiais necessários para estofar um sofá antigo

Escrito por kate bruscke | Traduzido por luiza g. brando
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Materiais necessários para estofar um sofá antigo
Recuperar um sofá antigo ou velho dá nova vida a ele (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Estofar um sofá antigo é uma maneira econômica de revitalizar uma peça preciosa, cuja estrutura ainda está inteira, para que possa ser novamente utilizada. Embora um novato possa recuperar qualquer móvel com sucesso, passar um tempo no processo e utilizar as ferramentas corretas faz toda a diferença na qualidade do produto final.

Outras pessoas estão lendo

Passos iniciais

Determinar o tecido, a metragem e as ferramentas necessárias requer remover cuidadosamente o tecido antigo do sofá com uma tesoura, um canivete e um removedor de grampos industriais. Fazer anotações sobre os detalhes do tecido, como pregas, adornos com botões ou diferentes tramas, assim como informações sobre como o tecido estava preso ao sofá, auxilia na hora de estofar um sofá antigo.

O interior

O projeto de estofamento pode envolver substituir os materiais que formam o interior ou os suportes do sofá. Muito provavelmente, o sofá tem uma camada acolchoada de espuma ou lã por baixo da camada de tecido do estofamento. Por baixo do acolchoamento, pode haver uma camada de enchimentos soltos ou enrolados. Acolchoamentos e enchimentos substitutos, feitos de fibras, poliéster, espuma de poliuretano ou crina sintética, estão disponíveis em lojas de estofamento. As correias, disponíveis em poliéster, juta ou náilon, em diversas larguras, podem ser utilizadas para entrelaçar uma cobertura que suporte as molas internas do sofá ou para substituir totalmente as molas desgastadas. Encapar as molas com as correias envolve prendê-las em estilo de cesta trançada, utilizando clipes de metal para correias e costurando cada espiral à correia, com linha para tapeçaria e uma agulha de costura grande, para então amarrar a espiral à outra mais próxima. Agulhas de costura curvadas e aguçadas são feitas para esse tipo de costura.

Tecido

Os tecidos para estofamento são feitos em uma infinidade de pesos, texturas, fibras e estampas. As opções incluem manter o mesmo tipo do tecido antigo do sofá, mudar o estofamento para combinar com os outros móveis da decoração e dar ao sofá uma aparência peculiar ou contemporânea. Materiais orgânicos, incluindo algodão, linho, seda, lã e couro, providenciam uma textura natural, mas sofrem um desgaste maior do que as microfibras produzidas pelo homem e os materiais sintéticos firmemente tecidos. Se quiser usar um tecido natural, escolha um com grande quantidade de fios, pois isso aumenta a durabilidade. Comprar um pouco mais de tecido do que o necessário comporta os possíveis erros, as costuras -- pois a maioria dos rolos de tecido para estofamento tem cerca de 1,40 metros -- e para igualar as estampas, caso necessário. O tecido que sobrar será útil para revestir uma simples almofada combinando com o sofá.

Junções

Linha para estofamento e uma agulha de costura curvada são utilizadas para fazer costuras invisíveis e dardos nas laterais e atrás do sofá. É possível utilizar uma máquina de costura para costurar áreas grandes; embora, tradicionalmente, todo o estofamento seja feito à mão. Uma pistola grampeadora de boa qualidade auxilia na hora de anexar o tecido à parte de baixo do sofá antigo, onde o tecido fica preso à madeira e não é visto. Se uma seção do tecido antigo tiver sido presa à parte de trás ou às laterais com tachas para estofado, não tente reutilizá-las, pois elas podem ter ficado tortas ou quebradiças com o tempo. Tachas novas, lisas ou decoradas, estão disponíveis na maioria das lojas de artigos para estofamento. Utilizar as tachas requer fica-las no lugar usando os dedos ou uma marreta de borracha.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível