Materiais necessários para treinar MMA

Escrito por alasdair stuart | Traduzido por joan diaz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Materiais necessários para treinar MMA
O MMA evoluiu das competições de Vale Tudo organizadas no Brasil (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

A modalidade de Artes Marciais Mistas (MMA) evoluiu de um fenômeno underground para um grande negócio. A Ultimate Fighting Championship (UFC) segue sendo a força dominante no esporte, mas ainda há diversas promotoras menores mundo a fora, e a ideia de treinar MMA se tornou algo rentável para as pessoas, seja para querer realmente competir na categoria ou para apenas entrar em forma. O problema é que, sem a devida preparação, estes novos estudantes podem se perder sob uma enxurrada de equipamentos desnecessários.

Outras pessoas estão lendo

Proteção

Um protetor na virilha para os homens e protetores nos seios para as mulheres deve deixá-los mais seguros enquanto treinam. Teste vários tipos e veja qual protege melhor, mas que não restrinja a mobilidade. Se houver lesão no tornozelo ou no joelho, deve-se usar um par de joelheiras ou tornozeleiras para ajudar a tirar a tensão sobre a lesão.

Atadura de mãos tradicional

Ataduras para as mãos servem para envolvê-las e proteger você e o oponente, sendo uma peça essencial do treinamento de artes marciais. Ataduras tradicionais costumam ser longos pedaços de gaze que enrolam-se na mão, no polegar e entre os dedos, vedando-os até o punho. São feitos para proteger os ossos e os tendões e para providenciar suporte aos polegares e punhos.

Ataduras de mãos contemporâneas

Envolver as mãos é parte essencial para a segurança de qualquer um treinando ou competindo em um esporte de combate, mas também é uma habilidade difícil de aprender. Com isso em mente, dois outros tipos de ataduras foram desenvolvidos: luvas internas e ataduras preenchidas com gel. As luvas internas são luvas sem dedos e com amortecedores e vão sob as luvas de boxe ou de MMA. Ataduras preenchidas internamente com gel se parecem mais com as tradicionais e ainda devem ser envoltas na mão. Porém, estas oferecem menos suporte aos polegares do que outras.

Luvas

Serão necessários dois pares de luvas para treinar: um para MMA e outro para boxe. As luvas de MMA deixam os dedos expostos e possuem um amortecedor nos tendões, para manter as mãos flexíveis para agarrões. Procure por pares com costuras fortes e de couro grosso, para garantir durabilidade. As luvas de boxe são necessárias para sparring e treinamentos pesados. Mais uma vez, certifique-se de que sejam bem confeccionadas. Teste os modelos de 300 g e 400 g, para verificar qual é mais confortável.

Protetor bucal

Um protetor bucal é essencial ao se treinar e competir. Não arranje um protetor "duplo", que protege as duas fileiras de dentes; ao invés disso, escolha um protetor apenas para a arcada superior, que deve ser fervido em água quente, para amaciá-lo. Agora encaixe o protetor nos dentes, para obter um molde exato. Esse tipo também permite fechar totalmente a boca, protegendo-a de golpes no maxilar e na mandíbula sem restringir a respiração.

Vestimentas

Calças de MMA são similares a calções de surfe, mas possuem um cordão mais reforçado, para assegurar de que as calças não caiam durante o treino. Elas também costumam possuir costuras curtas sobre as pernas, para permitir maior mobilidade. Camisas de lycra que se ajustam aos contornos do corpo também o protegem de arranhões resultados do contato corpo a corpo entre você e seu oponente. Embora as de lycra sejam úteis, uma camisa comum também serve.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível