Como materiais orgânicos e inorgânicos tornam o solo bom

Escrito por john brennan | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como materiais orgânicos e inorgânicos tornam o solo bom
O solo contém materiais tanto orgânicos como inorgânicos (growing plant in soil image by joanna wnuk from Fotolia.com)

Os solos são misturas de materiais tanto orgânicos como inorgânicos. Os tipos de materiais que eles contêm diferenciam cada tipo de solo e conferem a cada um deles certas características. Apesar dos materiais inorgânicos sejam mais abundantes que os orgânicos, ambos têm um papel importante para tornar o solo um ambiente acolhedor para o crescimento das plantas.

Outras pessoas estão lendo

Proporções e abundância

O solo é formado por 45% de matéria mineral. Ele também contém outros 25% de ar, 25% de água e 5% de matéria orgânica. Porém, as proporções relativas de ar e água flutuam consideravelmente, já que o solo pode ter mais ar e menos água - ou vice versa - dependendo se ele estiver úmido ou seco. Junto com esses componentes, solos também possuem muitos organismos vivos como bactérias e minhocas, todos compostos de substâncias orgânicas.

O papel da matéria inorgânica

As partículas do solo podem ser grandes, como é o caso da areia; de tamanho médio, como encontradas no lodo; ou pequenas, como encontradas na argila. Os solos geralmente possuem uma mistura de todos os três tipos de partículas, embora alguns contenham mais de um tipo que os outros. As partículas se formam a partir de uma rocha original, e diferentes tipos de rochas primárias formam solos com características diferentes. As finas partículas de argila retêm a água que as plantas precisam, enquanto os grãos de areia permitem mais espaços para o ar. O solo proveniente do granito, por exemplo, tende a ser neutro ou levemente acídico e possui alto teor de alumínio, enquanto o solo vindo do calcário tende a ser alcalino e possui alta concentração de cálcio. Dependendo das preferências da planta e das variedades de tolerância, essas características podem tornar esses solos originados a partir de rochas mais acolhedores para a vida vegetal do que outros tipos de terra.

O papel da matéria orgânica

A matéria orgânica constitui apenas uma pequena fração de massa de solo, mas a sua presença é especialmente importante para a vida vegetal. A matéria orgânica como folhas caídas retêm água em solos arenosos; mais importante, ainda, ela fornece um suprimento de nutrientes estável, como o nitrogênio e o fósforo, que as plantas necessitam para crescer. Alto conteúdo de matéria orgânica fornece suporte para impulsionar o crescimento de bactérias e fungos benéficos no solo, que podem ajudar as plantas a obterem o que elas precisam.

Função combinada

Um solo bom possui várias funções para as plantas. Ele ajuda a ancorá-las contra o vento e a água, retém água que elas podem usar, fornece nutrientes e sustenta bactérias necessárias para os vegetais. A matéria inorgânica não só compõe a massa do solo, como também dita a química dele, o que é importante para garantir o pH certo para o crescimento da planta. As plantas contribuem para a qualidade do solo reduzindo a erosão. Quando elas morrem, as plantas retornam ao solo como matéria orgânica, completando o ciclo que começa com o crescimento vegetal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível