Materiais para se usar em um projeto de ciências sobre sistemas do corpo

Escrito por cristel wood | Traduzido por carolina pires
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Materiais para se usar em um projeto de ciências sobre sistemas do corpo
O corpo é um organismo complexo feito de vários sistemas e componentes (Dynamic Graphics/Dynamic Graphics Group/Getty Images)

O corpo humano é feito de dúzias de órgãos, e centenas de ossos e músculos diferentes. A forma como estes componentes, junto com veias e nervos, trabalham juntos, pode se tornar um projeto de ciências fascinante e informativo. Você pode fazer um modelo tridimensional do sistema no qual você vai focar seu projeto com ingredientes que podem ser comprados em lojas de artesanato ou pet shops.

Outras pessoas estão lendo

Ossos

Use tubos e bolas de isopor para criar ossos realistas. Vá esculpindo os tubos, que serão a parte principal do osso, e as bolas de isopor, que serão as juntas, até que ganhem a forma apropriada. Cole as juntas nos ossos, lixe quaisquer pontas e pinte com tinta acrílica branca. Use diferentes formatos e tamanhos de isopor para criar um modelo de todo ou de parte do sistema ósseo.

Músculos

Crie os músculos com argila, modelando-os em volta dos ossos com as mãos e um palito de dentes para fazer os detalhes menores. Se o seu modelo do sistema muscular tiver movimento, use papel machê. Coloque o papel machê sobre o osso, adicionando lenços de papel ou bolas de jornal para preencher o espaço tridimensional. Use um lápis ou uma faca pequena para fazer buracos para as cordas que ligarão os músculos formando um modelo que se move. Pinte-os com a cor desejada e adicione tendões com uma cor mais clara.

Órgãos

Use argila, bolas de isopor, gesso ou papel machê para fazer os órgãos principais, como o coração, pulmões, fígado e estômago. O material deve ser escolhido de acordo com o formato do órgão e suas preferências pessoais. Tinta látex, em spray ou com pincel em cima do órgão, adiciona textura e previne que o modelo seja danificado por sangue falso ou outros líquidos do seu projeto de ciências. Para fazer os intestinos, tente encher uma meia-calça com bolas de algodão ou papel higiênico, cortando do tamanho correto e pintando de uma cor apropriada.

Nervos e veias

Pinte os nervos ou veias nos órgãos e músculos em seus locais apropriados. É possível também usar uma corda para um efeito mais tridimensional. Se estiver criando um modelo mais detalhado do sistema nervoso ou cardiovascular, use tubos finos preenchidos com um líquido de sua escolha. Você pode comprar os tubos em um aquário ou pet shop. Use um líquido ralo se pretender usar uma bomba.

Fluidos

Misture xarope de milho, amido de milho e corante alimentício para fazer um sangue falso simples. O sangue falso também pode ser feito misturando detergente transparente com corante. Um pouco de café instantâneo pode ser adicionado a qualquer um dos métodos se o vermelho do corante for muito claro. Membranas e muco podem ser criadas com gelatina incolor ou gel, que podem ser tingidos com corante alimentício.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível