Materiais usados na construção de fundações

Escrito por ronnie daniels Google | Traduzido por raissa oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Materiais usados na construção de fundações
A fundação é um dos elementos mais importantes em uma casa (fundament image by Pitiiplatsch from Fotolia.com)

Uma das etapas mais importantes na construção de uma casa é a sua fundação. Enquanto a maioria possui uma base de blocos de concreto ou de concreto derramado, há algumas outras boas opções disponíveis. Formas de concreto isolado economizam energia e melhoram o controle da temperatura, enquanto que a madeira tratada é uma alternativa de baixo custo. Os primeiros componentes a serem aplicados a qualquer fundação são a areia e a argila, criando assim uma boa drenagem para a sua casa.

Outras pessoas estão lendo

Areia e argila

Antes de construir qualquer coisa, a terra precisa estar nivelada e o solo superficial removido. É uma boa idéia elevar a fundação acima do nível do solo para conseguir uma drenagem melhor. Para fazer isso, você vai precisar de uma camada de preenchimento que eleve a estrutura e proporcione um percurso por onde a água da chuva poderá escoar até fora de casa.

O trator utilizado para o nivelamento colocará uma camada de areia e argila para proporcionar o meio de drenagem. O peso do trator compacta a mistura e alguns dias de exposição ao sol irão enrijecê-la.

Materiais usados na construção de fundações
Areia (sand image by WWWest from Fotolia.com)

Concreto

Em áreas onde o clima é ameno, muitas casas têm as fundações feitas de blocos de concreto. Outras áreas tem fundações de concreto derramado em formas de madeira compensada reforçada com aço. Formas de concreto isolado são cobertas com espuma de isolamento para tornar a casa mais eficiente em termos de energia.

De acordo com a "University of Illinois", o concreto é constituído de cimento, areia e água. Foi usado pelos antigos romanos para construir estruturas colossais como o Coliseu e grandes cúpulas arqueadas.

Materiais usados na construção de fundações
Concreto (Concrete mixer image by zalisa from Fotolia.com)

Concreto com cinzas volantes

Atualmente, as cinzas volantes são frequentemente utilizadas no lugar do concreto. Elas são um subproduto do carvão, que o tornam o concreto mais forte, leve e reduzem seu custo. De acordo com o site "Tool Base Services", esse material é mais leve, utiliza menos água e é mais fácil de derramar.

De acordo com a "University of North Dakota", o primeiro uso em larga escala de concreto com cinzas volantes foi na construção da barragem "Hungry Horse" no estado em Montana, E.U.A. Esse tipo de concreto também é utilizado para fazer blocos mais leves para a construção.

Materiais usados na construção de fundações
As cinzas volantes são um subproduto do carvão (coal image by Vladislav Gajic from Fotolia.com)

Madeira tratada com preservantes

A madeira tratada é uma solução eficaz de baixo custo para fundações de edifícios. Ela é infundida sob pressão com preservantes químicos. Ela pode ser usada na construção de paredes do forro e porões.

Fundações de madeira são mais leves, mais fáceis e rápidas de construir e não necessitam de uma base de concreto derramado. De acordo com o "Tool Base Services", mais de 300 mil casas foram construídas nos Estados Unidos com bases de madeira tratada com preservantes.

Materiais usados na construção de fundações
Madeira tratada (The surface-treated natural wood boards image by Supertrooper from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível