×
Loading ...

Que materiais eram utilizados na confecção de armaduras medievais?

Atualizado em 10 agosto, 2017

Ao longo da Idade Média, aproximadamente do século 5 ao 15, a tecnologia das armaduras pessoais continuou a se desenvolver. Na porção final desse período, os cavaleiros estavam fortemente protegidos, cobertos da cabeça aos pés com uma armadura de chapa de aço habilmente trabalhada. No entanto, até então, uma grande variedade de materiais era utilizada para fazer armaduras.

Muitas armaduras medievais combinavam chapas de aço com cotas de malha (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Cota de malha

As cotas de malha, conhecidas como cotas, foram o tipo de armadura dominante durante a primeira parte da Idade Média, do século 10 ao 11 ou 12. Essa armadura era feita com fileiras de anéis entrelaçados, feitos com arame de aço. Cada anel ligado a pelo menos quatro outros, tornando a armadura forte e flexível, capaz de resistir a cortes de espadas ou machados. Inicialmente, elas eram utilizadas apenas no corpo e às vezes na cabeça, mas a partir do século 12, ela começou a ser utilizada nas pernas e mãos, particularmente na Europa Ocidental. Essas armaduras já eram conhecidas no Oriente.

Loading...

Chapa

Durante a Idade Média, a única peça sólida de aço utilizada como armadura na Europa Ocidental eram os capacetes, embora alguns soldados bizantinos utilizassem proteções para os braços e pernas feitas com tiras de aço. A partir do século 13, as chapas de aço foram adicionadas nas armaduras para proteger áreas vulneráveis, como os ombros e o abdômen. Na Europa Ocidental, era particularmente comum ao redor dos ombros e joelhos, enquanto no Oriente Médio a tendência era focar no peito e abdômen. Com o passar da Idade Média, a quantidade de chapas utilizadas nas armaduras aumentou. As cotas de malha ficaram responsáveis em proteger as articulações e outras áreas que eram difíceis de cobrir com peças sólidas. A melhor armadura de chapa era feita para se ajustar ao corpo de seu usuário e angulada para desviar golpes de lanças e flechas.

Tecido

Nem todo mundo podia pagar por chapas ou cotas de malha. Além disso, apesar de feitas para serem vestidas o mais fácil quanto fosse possível, as armaduras de metal ainda eram pesadas e cansativas para marchar e lutar. Alguns soldados utilizavam armaduras de tecido. Essas jaquetas acolchoadas com camadas de pano ou lã eram, por vezes, usadas sob as armaduras de metal, mas mesmo sozinhas eram capazes de oferecer um certo nível de proteção contra ataques.

Couro

Além do metal e tecido, o couro era utilizado para fazer algumas armaduras para o corpo. Várias técnicas diferentes eram utilizadas para endurecer e fortalecer o couro, incluindo ferver em cera ou óleo, o que produzia um material endurecido, conhecido como "cuir boulli". No entanto, poucos exemplos dessas armaduras sobreviveram até os dias de hoje. O couro também era utilizado junto com tecidos para criar peças de vestuário denominadas couraças ou casacos de placa, nas quais eram fixadas placas de metal entre as camadas de tecido ou couro.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...