×
Loading ...

Materiais utilizados no design de moda

Atualizado em 21 novembro, 2016

O design de moda é a arte de aplicar design, estética e beleza a roupas. Ele é frequentemente influenciado pela cultura e tem continuado a evoluir com os anos. Essa é uma carreira criativa, que exige muito trabalho duro. E há diversos materiais necessários para criar um design específico, incluindo moldes, fita de moda, alfinetes, réguas e bastões pastéis e de carvão.

O design de moda exige várias ferramentas (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Moldes

Os moldes são um conjunto de formas e guias específicas usadas para desenhar e cortar tecidos de camisas, calças, saias, jaquetas e vestidos. Um item chamado de "flexicurve" é usado para desenhar no molde, conforme você corta o tecido, e uma curva com forma variável é também empregada com o molde, para criar linhas fluidas.

Loading...

Fita de moda

Uma fita de moda dupla possui muitos usos, mas é mais frequentemente usada por um designer para anexar um traje a um suporte de vestido ou a um manequim, para um teste final. A fita também pode ser usada para consertos rápidos, que o designer pode voltar mais tarde para consertar. Isso pode incluir colar uma bainha no comprimento desejado, criando lapelas em uma jaqueta, suéter ou camisa e costuradas na peça, adicionar um colarinho a uma camisa, prender uma blusa ou saia com um cadarço, fazer um decote mais modesto ou manter a ponta de um cinto no lugar.

Bastões pastéis e de carvão

Um designer na indústria da moda está em um mundo cheio de cores e usará muitos bastões pastéis e de carvão de alta qualidade ao criar seus projetos. Essas cores serão usadas para desenhar os designs desejados em um papel, para ter uma "ideia" do visual do produto final. Eles também são usados para fazer alterações no traje em si, para criar bainhas e marcar comprimentos.

Mala

Uma mala é um material essencial para todos os designers de moda. Ela pode ser usada para carregar pequenos suprimentos, como fita de moda, bastões de carvão e alfinetes, além dos moldes e das amostras de tecido. A maioria dos designers também terá um bloco de desenho e lápis na bolsa, para que possam esboçar ideais que tenham quando estiverem viajando. A mala também é um bom lugar para carregar um portfólio, que contém amostras, desenhos e imagens de todos os designs anteriores.

Bugigangas

Alfinetes são outro suprimento comum do design de moda. Eles são muito úteis para fazer pequenos consertos e são usados da mesma maneira que uma fita de moda para tarefas como prender uma bainha ou deixar um decote mais modesto. Réguas são usadas ao montar um design, para fazer medidas das linhas da bainha, do comprimento da lapela, do punho ou do comprimento de uma manga. Outro item fundamental na moda é o tecido em si. Dependendo do tipo de roupa que estiver projetando, você terá diversos tecidos cobrindo tudo de seda, vestidos de festa e até lã para montagens de jaquetas. Além de tudo, um designer de moda precisa de uma máquina de costura. Existem muitas atualmente, que incluem uma grande variedade de acessórios e capacidades para fazer tarefas adicionais, além de costurar e criar casas para botões, como o bordado.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...