Materiais utilizados na fabricação de saltos e solas de sapatos

Escrito por karen boyd | Traduzido por mariana pelicano
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Materiais utilizados na fabricação de saltos e solas de sapatos
As solas dos sapatos protegem o pé, oferecem mais aderência ao chão e são tendências da moda (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

O propósito óbvio das solas dos sapatos é proteger a base do pé da pessoa que está usando o sapato, mas materiais diferentes têm propósitos diferentes. A sola e o salto de um sapato de corrida são, naturalmente, feitos de materiais diferentes dos usados em sapatilhas de balé ou em botas para caminhada. Apesar de os materiais usados na fabricação dos saltos e solas de sapatos terem mudado com o desenvolvimento de novas tecnologias, alguns dos materiais originais ainda são usados.

Outras pessoas estão lendo

Madeira

A madeira é um material tradicionalmente usado na fabricação de sapatos quee ainda é utilizado regularmente em sapatos modernos. De acordo com o site Every Clog Has Its Day, os fabricantes de sapatos usam madeiras variadas, como cerejeira, amieiro, choupo, carvalho e nogueira. De acordo com Jim Barnier, um fabricante de sapatos, o peso da madeira é mais importante que sua dureza, e quanto mais mais leve, melhor. Os fabricantes colocam uma camada de borracha na base para proteger a madeira e torná-la confortável.

Materiais utilizados na fabricação de saltos e solas de sapatos
Madeira (Kraig Scarbinsky/Stockbyte/Getty Images)

Cortiça

A cortiça é utilizada em sapatos desde o Século XIV. As palmilhas de cortiça se ajustam ao pé, deixando-o confortável e protegido. A flexibilidade da cortiça permite que o sapato se dobre e torna o andar mais natural do que com sapatos de solas rígidas.

Materiais utilizados na fabricação de saltos e solas de sapatos
Saltos de cortiça são bonitos e eficientes na absorção de impacto (David Livingston/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Borracha

A borracha natural tem sido usada em solas de sapatos há anos, e atualmente é misturada a uma série de compostos e borrachas sintéticas. Geralmente, são utilizadas a borracha de carbono (uma mistura da borracha sintética com carbono), a sólida (mistura de borrachas natural e sintética), o composto seco de borracha (similar à sólida, mas com aditivos que aumentam a durabilidade), o Duralon (uma borracha sintética macia) e a goma (uma combinação de borrachas sintéticas e naturais que oferece boa aderência ao solo, mas menor durabilidade)

Materiais utilizados na fabricação de saltos e solas de sapatos
A borracha normalmente é usada em solas de sapatos esportivos (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Couro

As solas de couro podem ser de couro italiano, macio e fino, ou de couro rígido, grosso. Os sapatos com solas de couro ocasionalmente recebem finas camadas de borracha, para proteger o couro e aumentar a aderência ao solo. Alguns sapatos são feitos de uma combinação de couro e borracha, em que a maior parte da sola é de couro, mas a área da planta do pé, é inserida borracha.

Materiais utilizados na fabricação de saltos e solas de sapatos
Alguns dos sapatos com solas e saltos de couro são as sapatilhas de balé, os sapatos sociais masculinos e as botas de trilha (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível