×
Loading ...

Quanto material é necessário para fazer uma capa de sofá?

Em vez de comprar um novo sofá, considere dar um novo visual ao seu sofá atual através de uma capa. Os valores de confecção de capas por estilistas e designers normalmente são altos. Porém, é possível estilizar seu sofá com habilidades básicas de costura ou contratando costureiras locais. De qualquer maneira, é necessário calcular a quantidade de tecido necessária para fazer a capa. Para estimar o tamanho do tecido, não é pré-requisito saber matemática avançada, mas é fundamental saber planejar e fazer cálculos básicos de metragem.

Capas de sofá (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

Escolha o estilo de sua capa para o sofá

Os estilos mais populares de capas de sofá são as justas e as largas. Antes de comprar o tecido, determine qual dos dois tipos se adapta melhor ao seu estilo de vida e à decoração da sua casa. Capas justas, normalmente, requerem mais tecido do que capas soltas. Isso ocorre porque a capa deverá ser costurada individualmente tanto para o corpo do sofá quanto para as almofadas. A capa solta é uma capa com encaixe parcial, em que uma única peça de tecido cobrirá o sofá inteiro. O excesso de tecido será encaixado através de dobras entre os assentos e almofadas do sofá.

Loading...

Planeje sua capa

Use o estofamento original do seu sofá como um guia. Isso dará à capa uma aparência profissional. Faça as costuras de sua capa seguindo a posição das costuras das almofadas também. Bordas marcadas ou muito ressaltadas podem aparentar desleixo. As capas de sofá oferecem liberdade para eliminar ou alterar certos aspectos indesejáveis do sofá atual, então, sinta-se livre para remover bordas com babado ou mesmo para adicionar um toque clássico de decoração com molduras.

Meça o sofá

Quando dois sofás são feitos, suas medidas nunca são exatamente iguais, por isso, meça o sofá que você pretende cobrir para saber as medida reais. Há muitos métodos de cálculo da metragem e gráficos desenhados para simplificar o processo. Tente esta técnica simples para obter o tamanho exato de tecido necessário: use uma fita métrica maleável e comece medindo a base do corpo do sofá até seu ponto mais alto na parte traseira. Multiplique esse número por dois. Meça a largura do sofá e multiplique esse número por quatro. Some esses dois números e divida a soma total por 36 para obter a metragem total de tecido necessária. Assentos soltos e almofadas exigirão tecido extra. Dobre a metragem para incluir o tecido necessário para assentos, encostos, almofadas, costuras em relevo, bainhas, contornos e qualquer outro detalhe.

Selecione o tecido

Escolha um tecido durável e fácil de limpar para uma capa removível. Um tecido de algodão com peso intermediário é facilmente costurado e pode ser lavado na máquina para facilitar a limpeza. Para ter menos rugas e minimizar a chance de encolhimento, opte por um tecido misto de algodão com poliéster. Economize dinheiro selecionando um tecido de cor sólida, que não exigirá metragem extra para repetir e combinar estampas. Economize tempo de costura usando estrados ou tecidos de rolo para fazer a capa ao longo da largura do sofá (de braço a braço) em vez de costurar tecidos mais estreitos. Alguns tecidos para decorar casa já são vendidos com texturas horizontais específicas para essa finalidade. Tenha em mente que essa técnica não funciona com tecidos felpudos e determinados tipos de estampa.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...