×
Loading ...

Mecanismos para afastar os pássaros das frutas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Existem vários problemas que podem ter um efeito potencialmente devastador em árvores frutíferas. Um dos mais problemáticos é a presença de pássaros durante a temporada de frutas. Os pássaros como os tordos, os estorninhos e as gralhas azuis podem danificar ou destruir completamente uma plantação de frutas se não forem impedidos. A destruição pode resultar em perdas financeiras quando as frutas estão amadurecendo para serem colhidas. Felizmente, existem formas de deter os pássaros sem causar nenhum mal significativo.

Os pássaros podem destruir plantações inteiras de frutas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Canhões de ar com propano

Os canhões de ar com propano produzem barulhos aleatórios que espantam os pássaros para longe das árvores. Apesar de ter canhão no nome, esse equipamento não faz mal aos pássaros. Os barulhos emitidos pelo canhão devem ser configurados para ocorrer em uma ordem natural, geralmente em intervalos maiores que três minutos. Isso garante que os pássaros continuem a se assustar com o som e ajuda a impedir que eles se acostumem ao barulho. Embora seja uma solução eficiente para impedir os danos causados pelos pássaros, o som emitido com a explosão pode gerar irritação e deve ser usado apenas em áreas desabitadas.

Loading...

Pistolas com cartuchos de assobio

Pirotécnica ou pistolas com cartuchos de assobios são atirados de pistolas em uma área próxima dos pássaros. O som do assobio e das explosões assusta os pássaros durante o voo e os espanta para longe das frutas que estão sendo protegidas. Essa é uma técnica não ameaçadora que não faz mal aos pássaros. Esse equipamento precisa ser acionado por uma pessoa e é tão alto quanto a pistola de ar com propano. Isso pode causar perturbações aos vizinhos e não é conveniente para espantar os pássaros do quintal para longe das frutas.

Equipamentos eletrônicos sonoros

Os equipamentos eletrônicos sonoros são uma forma de intimidação, emitindo barulhos aleatórios, imitando o som de pássaros predadores ou reproduzindo o som de determinados tipos de aves. Em alguns casos, essas reproduções poderá chamar a atenção de gaviões ou outros pássaros predatórios, fazendo com que eles voem em direção a suas frutas. Esses equipamentos são menos irritantes e barulhentos do que uma pistola de ar com propano; contudo, eles podem ainda ser altos ao ponto de gerar reclamações dos vizinhos.

Equipamentos visuais

Certos equipamentos visuais podem ser usados como técnicas de intimidação para manter os pássaros longe das frutas. Eles podem ser um balão que assuste o pássaro ou um CD de músicas pendurado em uma árvore. Pipas e silhuetas de falcões ou outros predadores podem ser úteis também. Independente do método empregado, deve ser frequentemente realocado para impedir que os pássaros se acostumem à sua presença e ao fato de que estes dispositivos não atacam. Além disso, os equipamentos visuais funcionam melhor quando usados em conjunto a um equipamento sonoro.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...