on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

A média de crescimento diário de um bambu

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O bambu é uma planta que está ficando bastante popular no mundo. Com os procedimentos adequados, os fabricantes podem transformar a fibra da planta em fios para fazer toalhas ou cobertores. A madeira do bambu pode ser endireitada e transformada em piso, persianas ou outros artigos. Devido ao crescimento rápido da planta, os produtores podem reabastecer seus suprimentos rapidamente.

O bambu pode crescer cerca de 30 cm por dia (Bamboo image by AzamSa'ad from Fotolia.com)

O bambu

O bambu se assemelha mais à espécie das gramas que das árvores, embora os fabricantes considerem a planta como um caule lenhoso que pode ser usado para inúmeros fins. A parte interna do caule, entretanto, é oca e o bambu não apresenta um sistema completo de raiz como grande parte das árvores. A planta se adapta à maioria dos solos e gosta de receber bastante água.

Loading...

O crescimento

O bambu cresce a partir do solo com brotos de rizoma ou raízes especiais que entram pelo solo e germinam formando novas plantas. Os caules produzidos são conhecidos como colmo ou cana. Tipicamente, o colmo atingirá sua altura máxima antes de começar a produzir folhagem e esse crescimento ocorre quase que inteiramente durante a primavera, e os bambus raramente crescem por mais de 60 ou 90 dias. Com apenas alguns meses para aumentar de tamanho, o bambu usa seus recursos para crescer o máximo possível.

A média

Não é nada inédito para o bambu crescer cerca de 30 cm por dia, no entanto, apenas as grandes variedades de bambu crescem nessa velocidade. Existem várias espécies e elas apresentam taxas de crescimento distintas. Os horticultores de bambu podem esperar que um bambu bem cuidado cresça a partir de 1,25 cm por dia. A planta crescerá quando ela estiver germinando e eventualmente seu crescimento será interrompido pelo resto do ano.

Os fatores

Muitos fatores podem afetar a velocidade de crescimento do bambu, dentre eles os nutrientes e as condições do ambiente. Essas plantas adoram água e crescem bastante em climas chuvosos, mas elas ficarão submersas em solos encharcados e apresentarão um crescimento mais lento em solos muito secos. O bambu precisa de bastante luz solar e se os brotos forem colocados em ambientes com sombra, eles podem não germinar com tanta rapidez. Os nutrientes no solo fazem toda diferença e fertilizantes para bambu ajudarão no crescimento da planta quando aplicados antes do processo de germinação.

O crescimento mais rápido

Enquanto algumas espécies de bambu crescem cerca de 30 cm por dia durante a fase de germinação, o recorde de crescimento mais rápido no período de 24 horas foi de 1,19 m. O bambu montanhoso que se ramifica a partir da planta-mãe, prefere as condições montanhosas e não se aproxima nem um pouco dos recordes mantidos por seus primos em regiões climáticas mais quentes.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...