A média de peso e tamanho de um Doberman macho

Escrito por rena sherwood | Traduzido por mayra chibante
A média de peso e tamanho de um Doberman macho
Normalmente, os Dobermans machos são mais pesados que as fêmeas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os dobermans machos, ou dobies, normalmente são maiores e mais pesados que as fêmeas. Segundo o Howell Book of Dogs, eles pesam em média de 34 a 38 kg, e ficam de 66 a 71 cm do chão até o topo de suas cabeças, embora esses valores possam sofrer uma variação. Dobies machos acima do peso podem desenvolver problemas de saúde.

Crescimento normal

Os filhotes recém nascidos pesam de 280 a 565 g. Com seis meses de idade, um macho saudável deve pesar três quartos de um adulto, ou de 25 a 29 kg. De acordo com Theresa Mullen, do Clube do Doberman pertencente ao Comitê de Educação Pública Americana, esse adulto atinge a altura máxima com um ano, mas não alcançará o peso máximo até que tenha de três a quatro anos.

Dobermans abaixo do peso

O corpo da raça em questão é mais esguio que o de outros cães. Contudo, aqueles magros demais terão estruturas esqueléticas proeminentes, como a espinha ou as costelas visíveis através da pele. Um Doberman saudável terá uma silhueta de ampulheta, bem como uma cintura fina. Quando acariciar o animal, ele terá uma camada de gordura sobre as costelas. Essas não devem ser facilmente sentidas, de acordo com a veterinária Dawn Ruben. O Veterinarians’ Guide to Your Dog’s Symptoms (uma espécie de guia veterinário sobre sintomas em cães) afirma que os Dobermans são suscetíveis a uma insuficiência pancreática exócrina que pode ser mortal. A perda de peso em animais com um apetite normal requer uma atenção médica imediata.

Cães com sobrepeso

Quando mais velhos ou acima dos seis anos de idade, os machos estão mais propensos a ficarem acima do peso. Cães mais idosos tendem a descansarem com mais frequência. Sua dieta necessita de um ajuste, de maneira que eles não ingiram tantas calorias ou conteúdos gordurosos do que quando são jovens. Entretanto, os Dobermans de qualquer idade estão suscetíveis ao hipotireoidismo e à cardiomiopatia, de acordo com o Clube Doberman Pinscher da América. Os sintomas são ganho de peso, abdômen distendido e letargia.

Equívocos

Existe uma outra raça que parece ser idêntica ao Doberman, sendo chamada de Pinscher ou Pinscher alemão. Esses são menores e mais leves, sendo utilizados na criação do Doberman. Contudo, criadores e funcionários que trabalham com o resgate de animais podem, erroneamente, classificar o Pinscher Alemão como Doberman. O macho do Pinscher alemão, em média, varia de 48 a 50 cm de altura nos ombros, e pesa de 11 a 15 kg, segundo o Howell Book of Dogs.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível