Medicação para cachorros doentes que pararam de comer

Escrito por greg jackson | Traduzido por matheus fragoso
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Medicação para cachorros doentes que pararam de comer
Um cachorro doente que perdeu o apetite pode precisar tomar uma medicação (dog image by Mat Hayward from Fotolia.com)

Os cachorros são conhecidos pelo seus hábitos alimentares vorazes. Qualquer cão, independentemente do tamanho, não tem problema em devorar uma tigela cheia de comida e ainda pedir mais. A perda de apetite em cachorros ocorre por vários motivos. O estresse, mudanças climáticas e a falta de exercícios podem causar esse efeito no animal. Outro motivo que pode fazê-lo perder o apetite é a doença, e existem razões associadas para a perda de apetite nesses casos.

Outras pessoas estão lendo

Infecções bacterianas e virais

Os cachorros não são nem um pouco diferente de nós quando pegamos uma infecção bacteriana ou viral. Os cães pararão de comer em vários casos, o que acabará deixando o dono preocupado. No entanto, essa é uma reação biológica e natural à infecção. O cachorro sabe instintivamente que fazer jejum reverte a energia que seria usada para digerir a comida para uma tarefa mais importante que é a de lutar contra a infecção. O jejum durará somente até o cachorro recomeçar a ganhar energia de novo.

Quando o animal sentir que a infecção e a febre estão diminuindo, eles recuperarão o apetite. É importante instigar o apetite do cachorro aquecendo a comida. Os cães são atraídos por aromas fortes e esquentar a comida ativará as essências dos ingredientes, fazendo assim com que os cachorros se tornem os comedores entusiastas que eles sempre foram.

Problemas respiratórios

Uma infecção viral é uma coisa; bronquite é outra. Os problemas respiratórios sérios devem ser tratados levando o animal imediatamente para o veterinário. A perda de apetite é um sintoma comum de problemas respiratórios e um especialista deve decidir qual é a causa do problema antes que qualquer medicação seja prescrita.

Existem problemas respiratórios menos graves que podem ser tratados com remédios caseiros para ajudar o cachorro a ganhar o apetite novamente. Ataques de asmas temporários, sinusite e o fenômeno conhecido como tosse dos canis não são necessariamente um problema sério de saúde, ao menos exista um problema sistêmico subjacente. Pequenas tosses, respiração ofegante e nariz escorrendo farão o cachorro perder o apetite temporariamente. Os remédios caseiros naturais que utilizam ervas e minerais podem ajudar o cão acabar com essa fase. A casca de esparrela é um erva bastante conhecida para o alívio respiratório. O fósforo também é frequentemente usado para tratar bronquite, tosse seca e sintomas de asma e é eficaz em casos onde o estresse e ansiedade têm papéis cruciais na perda de apetite do animal.

Problemas digestivos

A indigestão é bastante comum em cachorros porque eles tendem a comer muitas coisas que não farão bem ao cair no estômago. Os animais provavelmente solucionarão o problema sozinhos comendo grama ou vomitando -- acabando com a questão rapidamente. O vômito e diarreia ocorrerão algumas vezes mesmo quando nenhum outro problema perceptível exista. Contanto que nenhum causa séria subjacente tenha sido diagnosticada, como úlcera ou tumores, a perda de apetite pode ser controlada em casa.

Para os cachorros, passar um dia de jejum faz bem para que o agente que está causando o problema digestivo tenha chances de passar pelo sistema do animal sem acrescentar nenhuma substância nova. Assim que esse período tenha terminado, pode-se ajudar o cachorro a recuperar o apetite colocando algumas ervas ou temperos naturais na comida. Os cachorros gostam de alguns temperos como pimenta, alfafa e gengibre. Isso atrairá o cachorro a experimentar um pouco da comida e o hábito alimentar deve voltar ao normal em um pequeno espaço de tempo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível