Os medicamentos Advantage e Heartguard farão meu cão passar mal?

Escrito por stephanie ellen | Traduzido por juliana néris nakanejo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os medicamentos Advantage e Heartguard farão meu cão passar mal?
Filhotes abaixo de sete meses de idade não devem tomar Advantage (Bev Sykes @ Wikimedia Commons)

Outras pessoas estão lendo

Introdução

Heartguard, Heartguard Plus e Advantage para cães trata a dirofilariose. Adicionalmente, Advantage Multi para cães também protege contra pulgas, ancilostomíase e tricuríase. Esses medicamentos, como todos os outros, têm efeitos colaterais e também o potencial para fazer o seu cão passar mal. Antes de começar com qualquer medicação, seu veterinário deverá ter a certeza que seu cão não tem dirofilariose. De acordo com as informações do produto disponível nos sites de ambas as companhias (produtoras do medicamento), nenhuma dessa medicações tratam a infecção ativa dos vermes (um outro medicamento é necessário), e a triagens clínicas mostraram que os cães portadores desses vermes podem ter reação ao tratamento, incluindo diarreia (que pode ser resultante de vermes mortos mais do que um ingrediente ativo do medicamento em si). A informação do produto Advantage emite informações específicas que você não deve dar a medicação para cachorros que estão me reprodução, cadelas prenhas ou cães em fase de amamentação, filhotes abaixo de sete meses de idade e filhotes ou cães pesando menos de 1,5 kg. O produtor do Heartguard, Merial, afirma que o produto foi testado e considerado seguro para filhotes acima de seis semanas.

Efeitos colaterais

Merial, o produtor de Heartguard, afirma que alguns dos cães podem ter "depressão/letargia, vômito, anorexia, diarreia, midríase (pupila dilatada), ataxia (falta de coordenação motora dos músculos), atordoamento, convulsões e hipersalivação. Vômito e diarreia não são comuns, apenas 1 em 100 cães tiveram esse efeito colateral. O fabricante do Advantage, Bayer, relata os seguintes efeitos colaterais na bula do medicamento: Acima de 10% dos cães em triagens clínicas apresentaram coceira, 1,5% deles perderam o apetite e 1,5% ficaram letárgicos. Um cão apresentou fraqueza, depressão e instabilidade uma semana após ter a aplicação do Advantage. Outros cães, afirma a Bayer, apresentaram "diarreia, fezes sanguinolentas, vômito, anorexia, letargia, tosse, secreção ocular e nasal." Muitos cães tomam esses medicamentos sem apresentarem efeitos colaterais. Alguns deles podem ser sérios, converse com o veterinário a respeitos dos riscos de dirofilariose na sua área e tome uma decisão informada sobre quais desses medicamentos são os corretos para seu cão.

Avisos para donos de collies

A Merial afirma que o collie é uma raça de cão mais sensível aos ingredientes do Heartguard em doses maiores. Overdoses dessa droga podem levar a inúmeros problemas nessa raça, incluindo depressão, coma e morte. A bula informativa do Advantage contém uma forte recomendação aos donos de collies: em uma triagem clínica com cinco collies que eram sensíveis à ivermectina (princípio ativo do Advantage) em que foram administrados 40% da dose, quatro deles apresentaram efeitos colaterais tão severos que tiveram que ser submetidos à eutanásia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível