×
Loading ...

Medicamentos para infecção urinária canina

Atualizado em 21 novembro, 2016

As infecções do trato urinário afetam com frequência os animais de estimação, incluindo os cães, mas podem ser curadas com os medicamentos certos. Geralmente, isso significa antibióticos prescritos por um veterinário. O tipo de tratamento, no entanto, dependerá da gravidade da doença, da causa e da rapidez com que é diagnosticada.

Existem medicamentos disponíveis para a ITU do seu cão (dogs face image by leafy from Fotolia.com)

Sobre ITU

O site uti-in-dogs.com afirma que cerca de 14% da população canina será afetada por uma infecção do trato urinário em algum momento de sua vida. A infecção é causada por bactérias que entram na bexiga. Diversos tipos de bactérias podem ser a causa, incluindo E coli., enterococos, coagulase, estafilococos positivos, Proteus mirabilis, Klebsiella e Pseudomonas. As fêmeas são mais suscetíveis a uma ITU, e existem diversos tratamentos médicos disponíveis.

Loading...

Medicamentos antibióticos

Os antibióticos são o medicamento de escolha mais comum, determinado pelo seu veterinário para infecções do trato urinário. A lista de antibióticos usados para infecções urinárias caninas podem incluir nomes como amoxicilina, ampicilina, enrofloxacina, nitrofurantoína, doxiciclina e tetraciclina.

As infecções urinárias nos cães também podem ser tratadas com o uso de drogas antimicrobianas como cefalexina, prescritas por duas ou três semanas, dependendo da extensão da doença. O seu veterinário receitará esse medicamento para interromper o crescimento e a disseminação das bactérias que causaram a infecção. Isso evita que a infecção se espalhe para outros órgãos e partes do corpo.

Medicamentos antifúngicos para ITU

Uma ITU fúngica no seu cão não é a causa mais comum, mas exige um medicamento especial para ser tratada. O seu veterinário pode receitar fluconazol, que é o medicamento antifúngico de escolha para o tratamento de uma ITU causada por fungos.

Tratamento com medicamentos

O curso do tratamento para uma ITU no seu cão costuma ser um processo de terapia medicamentosa recomendada de sete a 21 dias, dependendo do cachorro. Uma infecção mais grave pode exigir de quatro a seis semanas de tratamento com remédios. Uma ITU fúngica pode requerer um curso muito menor de ação, sendo eliminada em apenas sete dias. Com qualquer ITU, será necessário um acompanhamento no veterinário após o cão ter tomado todo o medicamento. Será feita outra cultura de urina para ter certeza de que a ITU foi completamente eliminada, ou o tratamento talvez tenha de ser repetido.

Prevenção/solução

De acordo com uti-in-dogs.com, existem medidas que você pode tomar para prevenir o aparecimento de uma ITU no seu cão. Em primeiro lugar, certifique-se de que o seu cachorro tenha oportunidades frequentes para urinar. Garanta que tenha sempre bastante água para beber. Forneça um pouco de suco de frutas cítricas ao seu cão durante suas refeições matinais. A acidez do suco reduz as bactérias na urina. Sempre mantenha o seu cão em dia com as visitas ao veterinário e, após ele comer suas refeições nutritivas todo dia, descarte os restos de comida e limpe sua área de jantar e as tigelas, para que não sejam afetadas pelo crescimento de bactérias.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...