Medicamentos para a redução de poros

Escrito por jennifer blair Google | Traduzido por agmar vitti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Medicamentos para a redução de poros
A esfoliação é a forma mais efetiva de se amenizar a aparência de poros dilatados (skin care image by anna karwowska from Fotolia.com)

Muitas pessoas se incomodam com o aspecto de poros dilatados em sua face, nariz, queixo ou testa, pois eles dão à pele uma aparência desuniforme e tornam difícil o uso de maquiagem. Os poros podem apresentar um aspecto dilatado por muitas razões, incluindo fatores genéticos, danos provocados pelo sol, cravos ou má esfoliação. Não existe forma permanente de se reduzir o tamanho dos poros, mas há vários métodos para diminuir sua aparência dilatada e torná-los menos evidentes. Muitos produtos podem ser comprados em farmácias ou em lojas de cosméticos, mas alguns tratamentos requerem o acompanhamento de um dermatologista.

Outras pessoas estão lendo

Primer cosmético

Para aqueles que querem resultados rápidos, um primer para ser usado sob a maquiagem pode ser uma solução a curto prazo para melhorar a aparência dos poros. Escolha um produto à base de silicone para preencher os poros — quando a base é aplicada sobre o primer, os poros praticamente somem, deixando a pele como uma aparência lisa e uniforme. Usar uma esponja para a aplicação de pó translúcido sobre a base também é útil para disfarçar os poros dilatados.

Medicamentos para a redução de poros
Use um primer sob a base facial (Pixland/Pixland/Getty Images)

Retinoides

Produtos retinoides são tratamentos tópicos contendo vitamina A que agem como esfoliantes químicos na pele. Prevenindo que as células mortas se acumulem, os retinoides removem a sujeira, a oleosidade e as bactérias dos poros, resíduos que poderiam obstruí-los e levar à formação de cravos e outras formas de acne. Poros limpos parecem ser menores do que os obstruídos, de forma que os retinoides melhoram a sua aparência. O retinol é o produto menos agressivo entre todos os retinoides e pode ser encontrado em muitas farmácias e lojas de departamento que trabalham com produtos dermatológicos. Alguns retinoides, como a tretinoína e o tazaroteno, oferecem doses maiores de vitamina A e somente podem ser comprados com receita prescrita por dermatologista ou médico. Muitas pessoas sentem irritação na pele após o uso de retinoides, o que pode incluir vermelhidão, ressecamento e descamação da pele. Portanto, é melhor usar primeiro uma fórmula mais suave e, em seguida, passar a usar um produto mais concentrado.

Medicamentos para a redução de poros
Produtos retinoides são tratamentos tópicos contendo vitamina A que agem como esfoliantes químicos na pele (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Alfa e beta hidroxiácidos

Os hidroxiácidos alfa (AHA) e beta (BHA) funcionam da mesma forma que os retinoides, agindo como esfoliantes faciais. Os AHAs comuns incluem os ácidos glicólico, málico, cítrico e tartárico. O BHA mais comum é o ácido salicílico, que possui a vantagem adicional de ajudar no controle de surtos de acne. Tanto os AHAs quanto os BHAs são eficientes para dissolver substâncias que retêm células mortas na superfície da pele, de forma a impedir que os poros fiquem obstruídos e pareçam dilatados. Estes ácidos estão disponíveis em produtos variados, incluindo hidratantes, seruns e tonificantes, e alguns produtos contêm os dois ácidos para promover uma esfoliação mais intensa. Eles podem ressecar a pele e, por isso, é melhor iniciar o seu uso dia sim, dia não, e só depois usá-los diariamente.

Medicamentos para a redução de poros
Os hidroxiácidos alfa (AHA) e beta (BHA) funcionam da mesma forma que os retinoides, agindo como esfoliantes faciais (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Microdermoabrasão

Tratamentos microdermoabrasivos são uma boa opção para pessoas com poros dilatados, pois o processo de esfoliação limpa os poros, fazendo-os parecer menores. A microdermoabrasão funciona da mesma forma que as esponjas para esfoliação vendidas em farmácias e lojas de cosméticos, mas promove uma esfoliação mais intensa. Ela utiliza microcristais para remover as células mortas da pele e manter os poros limpos e desobstruídos. A microdermoabrasão estimula a produção de colágeno e elastina, dando à pele uma aparência mais firme e tonificada. Quando a pele não está flácida, este tratamento dá aos poros uma melhor aparência. Muitos dermatologistas e cirurgiões plásticos oferecem tratamentos microdermoabrasivos, que também são oferecidos por muitos salões e spas.

Medicamentos para a redução de poros
Tratamentos microdermoabrasivos também são uma opção (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível