Medicamentos que removem ou reduzem placas nas artérias

Escrito por mark bingaman | Traduzido por luana ribeiro
Medicamentos que removem ou reduzem placas nas artérias

Medicamentos podem remover ou reduzir placas nas artérias

Visage/Stockbyte/Getty Images

Artérias obstruídas com placas contribuem para doenças cardiovasculares que ceifam mais vidas anualmente que qualquer outra condição. Ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e gangrena são possíveis consequências a menos que o indivíduo procure mudanças em seu estilo de vida, procedimentos médicos e medicamentos que removam ou reduzam as placas nas artérias.

Outras pessoas estão lendo

Importância

A condição conhecida como aterosclerose ocorre quando um acúmulo de depósito de gordura, chamada de placa, endurece e entope as artérias, restringindo a passagem de oxigênio e sangue para diversas partes do corpo. "A placa é feita de um acúmulo de substâncias gordurosas, colesterol, resíduos celulares, cálcio e fibrina", de acordo com Thomas Jefferson University Hospitals. "Aterosclerose é uma doença lenta e progressiva que pode começar tão cedo quanto a infância". Esta condição global é conhecida como doença de artéria carótida quando o bloqueio ocorre no pescoço, doença arterial coronária quando afeta o coração e doença arterial periférica quando o fluxo sanguíneo dos braços e pernas são restringidos.

Medicamentos para colesterol

O colesterol contribui significativamente para a presença do total de gordura presente na placa, então os medicamentos para colesterol que removem ou reduzem as placas nas artérias são o componente chave para combater a doença. "Reduzir agressivamente seu colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL), o colesterol 'ruim', pode vagarosamente parar ou até reverter a construção de placas de gordura em suas artérias", diz a Mayo Clinic. "Seu médico pode escolher entre uma variedade de medicamentos para colesterol, incluindo drogas conhecidas como estatinas e fibratos". Estatinas são agrupadas em uma classificação de drogas chamada de medicamentos anti-hiperlipidérmicos e incluem sinvastatina, artovastatina e pravastatina. A droga do tipo fibrato mais comum para redução de colesterol no coração de pacientes é a gemfibrozil. Entretanto, ela não é especialmente efetiva em abaixar o LDL e, como resultado, é utilizada principalmente nos pacientes que tentam minimizar altos níveis de triglicerídeo. "Triglicerídeos são uma substância química que se formam onde existe mais gordura, tanto nos alimentos como no sangue", segundo a Associação Americana de Saúde. Colesevelam, colestiramina, colestipol e ácido nicotínico são medicamentos adicionais utilizados para tratar o colesterol alto e ajudar a remover ou reduzir placas nas artérias.

Outros medicamentos

Medicamentos antiplaquetários, anticoagulantes e anti-hipertensivos não servem para livrar as artérias das placas, mas desempenham uma parte importante ao minimizar os danos trazidos por este acumulo. Medicamentos antiplaquetários funcionam tornando mais fácil o fluxo sanguíneo através de artérias estreitas ao diminuir a propensão de plaquetas que ficam juntas e causam coágulos. Aspirinas, clopidrogel, ticlopidina e dipiridamol são tipicamente utilizados com este objetivo. Anticoagulantes, frequentemente chamados de "afinadores de sangue", também são receitados pelo médico na luta contra aterosclerose. "Estes medicamentos agem de forma diferente dos antiplaquetários para diminuir a capacidade de coagulação do sangue" de acordo com o New York Presbyterian Hospital. "Um exemplo de anticoagulante é a varfarina". Betabloqueadores ou inibidores da ECA são uma parte de um grupo de medicamentos conhecidos como anti-hipertensivos que servem para abaixar a pressão arterial. Eles são especialmente importantes se o paciente também tem diabetes. O cilostazol oferece alívio da dor para aqueles que sofrem com um acúmulo de placas nas artérias da perna. "Uma alternativa para o cilostazol é a pentoxifilina; entretanto, é menos efetiva", segundo Mayo Clinic.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media