Medicamentos para o tratamento do fígado canino

Escrito por todd c. ruzicka | Traduzido por joão melo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Medicamentos para o tratamento do fígado canino
Medicamentos para o tratamento do fígado canino (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Um fígado saudável é uma parte essencial da saúde geral e bem-estar do cão. O fígado metaboliza toxinas do corpo e remove resíduos, bem como auxilia na coagulação do sangue. Ele também é uma parte importante do processo digestivo, uma vez que quebra as gorduras e armazena vitaminas. Os sinais de problemas hepáticos em cães incluem fraqueza, letargia e icterícia (vista como amarelamento dos olhos). Um veterinário pode realizar exames físicos e prescrever exames de sangue, para ver se o seu cão tem problemas hepáticos, e há vários tipos de medicamentos que ele pode prescrever. A nutrição adequada e os suplementos alimentares também são uma parte importante para lidar com esses tipos de problemas.

Outras pessoas estão lendo

Medicamentos para hepatotoxicidade

A hepatotoxicidade é uma condição causada por toxinas excessivas no corpo do cão. Ela, por vezes, pode ser o resultado de fatores ambientais, como água contaminada. De acordo com o Dog Health Guide, o primeiro método de tratamento geralmente envolve a limpeza do cólon e a indução do vômito. O veterinário também pode prescrever remédios à base de ervas e antioxidantes, como a N-acetilcisteína, a silibinina e vitamina E.

Medicamentos para hepatite crônica

A hepatite, que pode ocorrer em cães, é classificada entre as doenças necroinflamatórias. O tratamento inclui o uso de esteroides e drogas imunomoduladoras que afetam e mudam o sistema imunológico do cão. Medicamentos antifibróticos, que afetam os tecidos do corpo, também podem ser prescritos, bem como antioxidantes.

Tratamentos para hepatopatia vacuolar

A hepatopatia vacuolar é uma condição na qual as células do fígado ficam "inchadas", devido ao excesso de armazenamento de glicose. Ela está associada com a liberação constante de glóbulos brancos ou "citocinas". A hepatopatia vacuolar muitas vezes está relacionada a complicações de doença dental, infecções de pele e doença de Cushing, um problema da glândula pituitária. O Lisodren é um tratamento conveniente e de baixo custo, embora possa acarretar efeitos secundários, como vômitos, diarreia, perda de apetite e letargia. Embora o uso de Lisodren envolva exames de sangue frequentes, este medicamento é muitas vezes bem-sucedido no tratamento da doença. Tipicamente, o cão fica saudável novamente depois de poucos meses.

Tratamento para displasia microvascular

Essa condição é causada quando sangue venoso se mistura com sangue arterial no fígado. A doença muitas vezes não tem sintomas visíveis, embora um cão possa apresentar sinais como convulsões. O prognóstico para esses cães é geralmente bom e a condição pode ser tratada com redução de proteínas na dieta e os antibióticos neomicina e metronidazol.

Remédios à base de ervas e nutrição

Um dos remédios "naturais" mais comumente recomendados para problemas de fígado em cães (especialmente hepatite) é o cardo de leite e o extrato de dente de leão. O cardo de leite, em particular, é um poderoso antioxidante. Outras soluções incluem bardana, que limpa o sangue, sulfato sódico, que é "um sal de tecido" que purifica o fígado, e metionina, que desintoxica o fígado. Uma dieta adequada é também importante para a saúde do fígado de um cão. O Holistic Pet Info (consulte a seção "Recursos") recomenda refeições pequenas, frequentes, com pouca gordura, mas rica em grãos "digeríveis". Vários especialistas também recomendam vitaminas, como B-12, que ajudam o organismo a digerir e absorver alimentos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível