Medicamentos para tratar tênias em cães

Escrito por daniel cobalt | Traduzido por diego silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Medicamentos para tratar tênias em cães
Os cães tipicamente contraem têneas através de pulgas. (dog image by Holtea Silviu from Fotolia.com)

A descoberta de que seu cão possui infestação de tênia geralmente ocorre ao se achar esses parasitas finos e segmentados nas fezes ou área anal dele. O próximo passo é eliminar eles e prevenir um nova infestação. Felizmente, medicamentos eficazes orais ou injetáveis estão disponíveis para o tratamento desses parasitas de acordo com a Universidade Cornell. Prevenir a causa mais comum da infestação requer o controle de pulgas e piolhos, de acordo com o site Vetinfo. Essa prevenção pode requerer também que você impeça seu cão de ingerir fontes de infecção como roedores selvagens ou outros animais infestados, segundo a página do Newman Veterinary Medical Services. Tratamentos e dosagens variam dependendo de fatores como tipo de tênia, saúde, peso e idade do cão.

Outras pessoas estão lendo

Prazinquantel

O prazinquantel, medicamento antiparasitário canino mais comumente prescrito, causa mudanças na tênia que permitem ao cão digeri-la. De acordo com a página Vetinfo, cadelas grávidas não devem tomar este medicamento. Ele trata os parasitas transmitidas por pulgas como também os transmitidos por hospedeiros mamíferos secundários como coelhos e ambos os tipos de "solitárias" de ovelhas, taenia multiceps e taenia hydatigena. A medicação vem em formas orais e injetáveis.

Niclosamida

A niclosamida é um medicamento oral que trata de tênias de pulgas e de hospedeiros mamíferos secundários. O contato com esse medicamento mata os parasitas. De acordo com a página Pet Informed, a droga é segura mas não muito efetiva no combate dos parasitas transmitidos por pulgas. Por causa de seu nível de segurança, alguns veterinários o prescrevem para cadelas grávidas ao invés do praziquantel.

Fenbendazole e mebendazol

Tanto o medicamento febendazole quanto o mebenzadol tratam tênias causadas pela ingestão de pulgas e hospedeiros mamíferos secundários. Esses medicamentos orais matam os parasitas ao bloquear a absorção de glicose deles. As tênias não podem absorver nutrientes, que faz com que elas morram de fome, segundo a Universidade Estadual do Sudoeste de Oklahoma (SWOSU em inglês).

Epsiprantel

O epsiprantel funciona no combate de tênias transmitidas por pulgas e coelhos, segundo a SWOSU. Já a página Vetinfo diz que o uso apropriado do medicamento requer que o cão possua pelos menos 8 semanas de idade. Este medicamento possui formato de tablete para a administração oral.

Bunamidina HCL

A hipoclorito de bunamidina trata a infestação de tênia canina causada por pulgas, coelhos e ovelhas. A administração pode ser por via oral ou injeção subcutânea. De acordo com a SWOSU, apesar do modo exato de atuação desse medicamento ser desconhecido, ele mata os parasitas por inanição ao bloquear a recepção de glicose.

Dichlorophen

Este medicamento, de via oral, mata tênias provenientes da ingestão de coelhos e outros animais infectados, de acordo com a SWOSU. O uso comum envolve a combinação dele com outros medicamentos antiparasitários. Ele geralmente causa diarreia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível