Qual medida caseira natural mata fungos em grama?

Escrito por derekleschasin | Traduzido por diego silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual medida caseira natural mata fungos em grama?
Fungos de grama podem ter um aspecto indesejado, mas eles são inofensivos (Seta image by Brother75 from Fotolia.com)

Para muitas pessoas, manter um gramado verde e uniforme é importante. Porém, uma camada sólida de grama é um ambiente natural, e plantas invasivas e organismos estão constantemente mudando-o. Muitas variedades de fungos podem aparecer em gramados, mas algumas medidas caseiras naturais podem aliviar os problemas associados com estes organismos. Algumas espécies podem causar doenças em seu quintal, mas o tratamento com fungicida não é recomendado.

Outras pessoas estão lendo

Considerações

Muitos tipos de fungos de grama podem ser benéficos, já que eles consomem matéria orgânica e produzem fertilizantes naturais. Algumas variedades podem gerar cogumelos, mas não causam doenças. Se a visão desses aparecimentos não for um problema, nenhuma medida deve ser tomada. Para limitar a difusão dos cogumelos, simplesmente retire-os e jogue-os fora para impedir que seus esporos se espalhem no ar em seu quintal.

Efeitos

Outros tipos de fungos de grama podem produzir um mau aspecto e doenças também. Oídio, fio vermelho, ferrugem de grama, limo e anel de fada são problemas comuns. Em certos casos, como na ferrugem, as doenças causadas por qualquer crescimento de fungos descontrolado podem enfraquecer seriamente um gramado. Períodos de seca ou temperaturas de inverno extremas podem produzir mais áreas mortas. O tratamento com fungicidas geralmente não é recomendado por especialistas em programas como o Programa de Horticultura de Paisagismo da Universidade de Rhode Island, EUA.

Prevenção

A maioria das medidas caseiras para o tratamento de fungos de grama testados e comprovados são preventivos e não agressivos. A melhor delas é manter as condições em seu gramado inóspitas para o crescimento deles. Problemas como o oídio e a esclerotínia geralmente ocorrem em gramados que recebem muita sombra ou são muito umedecidos. Métodos para eliminar essas condições incluem podar galhos de árvores para eliminar o excesso de sombra ou molhar a grama antes da parte do dia mais quente.

Remoção

Lide com outros tipos de fungos de gramado simplesmente conduzindo a manutenção regular dele. Remover pilhas de grama cortada elimina a umidade e condições ricas de nutrientes em que os fungos se desenvolvem. Algumas medidas caseiras, como areação e fertilização de um gramado irão encorajar o crescimento da grama, necessitando que seja aparada mais frequentemente para remover o topo da grama infectada com esporos fungais como os do fungo da ferrugem. Alguns tipos, como o limo, podem ser simplesmente raspados ou lavados.

Anéis de fada

No caso dos anéis de fada, um dos tipos mais comuns de fungos de grama, existem alguns tipos de medidas mais agressivas. Uma delas é colocar dois anéis em contato um com o outro; o resultado é a morte de ambos. Transplante uma amostra de um desses anéis para outro, para alcançar este resultado. Outro método sugerido pelo órgão de defesa do meio ambiente do Canadá envolve cavar alguns buracos nos anéis e adicionar uma combinação de água limpa com sabão a eles por algumas semanas, para eventualmente matar os fungos do gramado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível