Como usar um medidor de ângulo de permanência

Escrito por jeffrey caldwell | Traduzido por barbara silva
Como usar um medidor de ângulo de permanência
O medidor de ângulo de permanência deve ser utilizado para o ajuste desse ângulo (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Um medidor de ângulo de permanência (medidor de ângulo Dwell) é usado para verificar esse ângulo em veículos com sistema de ignição de pontos de contato. O ângulo de permanência é o espaço de tempo (medido através do grau de rotação do eixo do distribuidor) durante o qual os pontos de contato ficam abertos. Esses sistemas normalmente eram usados em veículos fabricados na primeira metade dos anos 70. O ângulo de permanência devia ser checado periodicamente para assegurar o funcionamento apropriado do sistema. Além disso, ele deve ser checado antes de definir o ponto de ignição.

Instruções

    Conectando o medidor de ângulo de permanência

  1. 1

    Deixe o motor funcionando tempo suficiente para alcançar a temperatura de operação normal e depois desligue.

  2. 2

    Conecte o condutor positivo no medidor ao terminal positivo na bobina de ignição.

  3. 3

    Conecte o condutor negativo no medidor ao terminal negativo na bobina de ignição.

  4. 4

    Abra a pequena tampa de metal do lado da cobertura do distribuidor e coloque uma chave Allen no parafuso atrás da cobertura.

    Verificando o ângulo de permanência

  1. 1

    Ligue o motor.

  2. 2

    Leia o medidor de ângulo e compare-o com a figura do decalque no comando do motor em seu compartimento ou no manual do veículo.

  3. 3

    Gire a chave Allen vagarosamente para corrigir o ajuste do ângulo de permanência.

  4. 4

    Desligue o motor.

  5. 5

    Remova a chave Allen do distribuidor. Certifique-se de que a pequena tampa de metal do lado do distribuidor esteja fechada.

  6. 6

    Remova os condutores elétricos da bobina de ignição.

Dicas & Advertências

  • Assegure-se de que os condutores elétricos do medidor não interfiram com nenhuma parte móvel no motor, como a ventoinha. Verifique também se eles não encostam nenhuma parte do motor que desenvolve calor excessivo, como os coletores de escape.
  • Algumas coberturas de distribuidor não possuem uma janela para inserir a chave Allen e ajustar o ângulo de permanência. Caso o seu não a tenha, você terá que desligar o motor, remover a cobertura e ajustar o ângulo gradativamente.
  • Ao trabalhar com um motor em funcionamento, mantenha suas mãos distantes de partes móveis no motor, como as correias de acionamento acessórias ou qualquer parte do motor que esquente muito.

O que você precisa?

  • Medidor de ângulo de permanência
  • Chave Allen

Lista completaMinimizar