O que é um medidor de CPU?

Escrito por bradley schjoth | Traduzido por francisco bernardes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Um medidor de CPU é um pequeno software que mede a quantidade de memória RAM e de processamento que está sendo utilizado pelo computador. Normalmente, o medidor de CPU utiliza um percentil, o qual informará ao usuário a quantidade de memória que está sendo consumida pelos programas e processos em execução.

Outras pessoas estão lendo

Função

Medidores de CPU normalmente são baixados pelos usuários como ferramentas para monitorar a performance do computador ou para realizar ajustes, a fim de liberar memória para executar programas maiores ou para otimizar o desempenho do sistema. Por exemplo, se o usuário estiver executando um jogo, dependendo do sistema e hardware instalados, ele pode não ser capaz de manter outras aplicações e processos em execução ao mesmo tempo. O medidor de CPU dará ao usuário uma visão do que o seu sistema está fazendo e de como ele está respondendo em certas situações.

Tipos

Existem inúmeras maneiras diferentes de um usuário obter um medidor de CPU, incluindo alguns que são embutidos no próprio sistema operacional. Pequenas versões gratuitas podem ser baixadas e carregadas a qualquer momento ou na inicialização do sistema, para exibir o uso de CPU a qualquer momento. Esses programas geralmente são bem pequenos e têm funções muito limitadas, bem como tentam utilizar o mínimo possível de memória RAM. Além disso, computadores Windows e Mac vêm com versões pré-instaladas de medidores de CPU, mas eles medem apenas as informações mais básicas e não são esteticamente atraentes.

Inclusão no Windows Vista

As versões mais atuais do Windows, a partir do Vista, incluem um medidor de CPU visual, que pode ser adicionado aos gadgets da barra lateral. Listado como um dos widgets, ele pode ser desligado e ligado a qualquer momento e pode ser fixado na barra lateral, provendo monitoramento constante do uso do CPU pelo sistema. Esse software foi adicionado ao Vista para evitar que os usuários baixem-no de qualquer outro lugar e para adicionar funcionalidade ao novo recurso de barra lateral.

Leitura das porcentagens

Se não todos, a maioria dos medidores de CPU exibem a quantidade de espaço consumido pelo processador através de porcentagem. O ideal é manter o valor o mais baixo possível, a fim de otimizar a velocidade e o desempenho do computador. No entanto, o ganho não é perceptível até que o uso de CPU fique abaixo de 80 ou 90%, e aí a diferença de desempenho passa a ser gritante. Muitos programas e jogos pesados exigirão uma quantidade maior de memória RAM na inicialização, mas muitas vezes precisarão de bem menos quando já estiverem sendo jogados.

Importância

O medidor de CPU é uma ferramenta útil para usuários que têm uma quantidade limitada de memória RAM no computador ou não possuem um processador com a velocidade ideal. Com essas restrições e limitações, é útil ver a porcentagem de CPU que os programas que estão sendo executados no seu computador exigirão, e a partir daí ser capaz de decidir qual deles rodará constantemente e quais deverão ser executados somente se forem necessários. Nos computadores mais novos, e conforme a tecnologia avança, maiores quantidades de memória RAM e processadores mais velozes estão sendo equipados em computadores de baixo custo, e muitos programas estão sendo desenvolvidos para serem mais eficientes. Isso faz do medidor de CPU uma ferramenta para aqueles que monitoram constantemente seu sistema, que usam muitos programas ao mesmo tempo ou que gostam de ter o controle completo sobre o sistema em todos os momentos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível