Como são medidos os lúmens?

Escrito por joan whetzel | Traduzido por ricardo guardati
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como são medidos os lúmens?
Um lumen é equivalente a uma vela de 30 cm (glimmer image by Henryk Olszewski from Fotolia.com)

A fotometria, medição da emissão de luz e percepção visual, é medida em lúmens. Este fenômeno é parcialmente objetivo, luz medida desde uma fonte de luz, e em parte subjetivo, percepção física do brilho no centro óptico do cérebro. A fotometria é importante para a iluminação de palcos e filmes, não só pela aparência, mas também pela maneira como o público perceberá o cenário, os atores e a ação.

Outras pessoas estão lendo

Função

Essencialmente, existe um cálculo para medir a saída de luz de uma fonte e um segundo para a medição do produto da saída da luz. A iluminância, medida em lúmens, mede a quantidade de luz que incide sobre objetos iluminados. Um lúmen é equivalente a uma vela de 30 cm, ou o brilho total a 30 cm da fonte de luz. A pessoa que está a 30 cm de uma vela acesa em um quarto escuro, percebe 30 cm de luz de vela. A radiância mede a energia emitida pela fonte de luz.

Significância

Fontes de luz, como lâmpadas, liberam milhares de raios de luz em todas as direções. A quantidade de raios de luz é expressa em candelas, ou lúmens por esterradiano, ou seja, segmentos em forma de cone que se expandem a partir da fonte de luz. A iluminação de palco e de cinema aplicam a lei do inverso do quadrado para calcular a quantidade de lúmens a distâncias específicas. A potência da lâmpada é dividida pelo quadrado da distância. Devido aos raios divergirem quando a distância da fonte de luz aumenta, a quantidade de iluminância diminui pela metade, por isso, uma área de 2 metros recebe um quarto de luz, uma área de 3 m recebe 1/9 de luz.

Considerações

Lúmens não medem a quantidade de brilho. Um lúmen é como um raio de luz. Em essência, a quantidade de lúmens produzidos é igual à quantidade de brilho percebido. Isto é, tomando-se em consideração a luz visível percebida pelos olhos e pelo centro óptico do cérebro. É uma medida subjetiva.

Identificação

A intensidade luminosa (I), uma função de direção, é medida em candelas (cd). Um lúmen (lm) por esterradiano é igual ao raio ao quadrado a partir do centro da lâmpada, então, o ângulo completo a partir do centro de uma esfera (isto é, uma lâmpada de luz) = 4 π I lm. Uma lâmpada incandescente de 60W de tungstênio fornece 870 lm. Velas medem o número de raios de luz iluminando uma área de um 30 cm quadrados, um LUX mede o número de raios que caem em uma área de 1 metro quadrado e um phot mede a iluminação em uma área de 1 centímetro quadrado. São todas medidas de iluminação em diferentes escalas.

Tamanho

Ao máximo da sensibilidade do olho humano, 680 lumens (lm) são iguais a 1 W (watt). Para determinar a iluminância, digamos que as fontes de luz usam 100 lm para iluminar uma área de 60 centímetros quadrados, a quantidade média de luz emitida será de 100 lm/60 cm, ou 50 candelas. Esta fórmula calcula as candelas, para qualquer distância perpendicular à fonte de luz. A luminância é calculada por candela (cd) / m². Um lúmen (lm) é igual a uma candela (cd), 1 lumen segundo = 0,001464 joules ou 10.000 segundos LUX. Um lúmen esterradiano também é igual a 1 candela.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível