×
Loading ...

Como medir ampères ou watts com um multímetro

Atualizado em 17 abril, 2017

É relativamente fácil determinar a potência de equipamentos domésticos ou o consumo de energia, porém a medida deve ser feita com precisão para evitar danos ao multímetro. A multiplicação da voltagem de um circuito pela corrente passando por ele fornece a potência total, representada em watts, que é uma informação importante para a determinação do consumo elétrico.

Instruções

Um multímetro é tudo o que você precisa para verificar circuitos elétricos (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)
  1. Localize a fonte de energia do circuito. Com a energia fluindo, ajuste o multímetro para medir a voltagem (corrente direta ou alternada). Encoste o medidor vermelho positivo do multímetro na fonte de energia e o medidor preto negativo ao terminal negativo da fonte. Caso esteja medindo a bateria de um carro, a leitura deverá ser uma corrente alternada de 12 volts.

    Loading...
  2. Meça a corrente passando pelo circuito. Isso é feito primeiramente desligando a energia e, em seguida, prendendo o medidor preto do multímetro a um lado circuito e o vermelho ao outro lado, deixando a corrente fluir através do aparelho. Ligue o volante seletor para medir a corrente (ampères, corrente direta, corrente alternada). Antes de ligar a energia novamente, verifique se o medidor consegue receber a corrente aplicada, pois multímetros portáteis geralmente não conseguem suportar uma corrente muito alta. Caso espere que haja o fluxo de uma corrente alta (maior que a capacidade do medidor), obtenha uma pinça ampimétrica, a qual medirá a corrente através do campo eletromagnético ao redor do cabo.

  3. Multiplique as medidas obtidas de corrente e voltagem para obter a potência em watts. Por exemplo, caso a medida da voltagem de uma bateria de carro tenha sido 12 volts com uma corrente de 5 ampères, a potência do circuito será de 60 watts, o suficiente para acender uma lâmpada de 60 watts.

Loading...

Aviso

  • Desligue a energia sempre que for trabalhar com um circuito.

O que você precisa

  • Multímetro
  • Calculadora

Referências

Loading ...
Loading ...