Como medir ângulos usando um teodolito

Escrito por dario saandvik | Traduzido por lucas ourique
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como medir ângulos usando um teodolito
Teodolito (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O teodolito é um instrumento usado comumente por construtores e engenheiros para medir ângulos com precisão, necessários para grandes escalas de projetos de construção. Um teodolito ótico moderno é constituído tipicamente de um pequeno telescópio conectado a dois mecanismos medidores de ângulos, um para medir ângulos verticais e outros para ângulos horizontais. Ele se situa sobre uma plataforma giratória, com um mecanismo de nivelamento em um tripé. Uma vez que o teodolito esteja configurado, o telescópio é virado para o ponto desejado e então o ângulo do ponto até o teodolito pode ser medido na luneta.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Teodolito

Lista completaMinimizar

Instruções

    Configurando o teodolito

  1. 1

    Encontre uma porção de terreno firme com boa visão do ponto desejado.

  2. 2

    Estenda as pernas do tripé de forma que o teodolito fique em uma altura confortável para seu uso,. Abra-as o máximo possível (a maioria dos teodolitos possui um mecanismo que trava as pernas quando chegam a sua extensão máxima) e prenda as pontas das pernas na terra o máximo que conseguir.

  3. 3

    Ajuste os três parafusos de nivelamento na base do teodolito, de forma que ele fique nivelado. O nível esférico montado no teodolito irá dar ideia de quando está nivelado.

  4. 4

    Alinhe o nivelador longo com dois dos três parafusos e reajuste para alcançar um nível maior de precisão naquele eixo. Gire o teodolito 90º em sua base e ajuste para o terceiro parafuso.

  5. 5

    Solte os dois grampos horizontais. Normalmente, são grandes nós de cada lado do teodolito, ressaltados levemente na vertical.

  6. 6

    Alinhe a parte superior do teodolito com a marca no anel entre os dois lados, que são conectados ao grampo horizontal, e então prenda o grampo superior.

  7. 7

    Abra a luz do espelho na lateral do teodolito e olhe pela luneta. Você verá três escalas: horizontal, vertical e ajuste fino. Use o ajuste fino na parte superior do teodolito para alinhar marcando 0'0'' (0 minutos e 0 segundos de arco).

  8. 8

    Use o ajuste horizontal superior para alinhar uma linha simples que possa ver na ocular na porção inferior da escala horizontal, exatamente entre duas linhas que ficam a baixo do número 0.

  9. 9

    Crie a linha de referência alinhando o teodolito horizontalmente com um ponto de referência alto de boa visualização. Libere o grampo inferior e faça a rotação, alinhe à referência, e prenda o grampo novamente. A medida horizontal se manterá 0. Agora, apenas solte o grampo superior para fazer ajustes horizontais.

    Fazendo a medida

  1. 1

    Libere o grampo horizontal e gire o teodolito até que a seta nos cantos ásperos esteja alinhada ao ponto que deseja medir. Prenda o grampo. Use o ajuste horizontal superior (não o grampo) para alinhar o objeto entre duas linhas verticais.

  2. 2

    Olhe pela pequena peça de visualização. Usando o ajuste fino, alinhe com seu objeto. Os graus de sua referência são medidos em escala horizontal e os minutos e segundos na escala de ajuste fino (ex 30 graus 10'30'').

  3. 3

    Libere o grampo vertical e olhe pela mira enquanto move o teodolito para cima e para baixo, para encontrar o ponto preciso verticalmente em seu objeto que deseja medir. Prenda o grampo e use o ajuste fino vertical para obter precisão e fixe no ponto escolhido. Olhe pela peça de visão pequena e faça a leitura da escala vertical e do ajuste fino como fez anteriormente. Se o seu objeto estiver mais alto, você irá precisar de um ajuste grosseiro na horizontal antes, depois olhar a medida vertical e então reajustar para a medida horizontal final. Estas duas coordenadas dão exatamente o ângulo entre a referência e seu ponto de interesse, porém você pode também medir o ângulo entre dois pontos comparando suas duas medidas, ou selecionando o primeiro ponto como referência.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível