Como medir aumento da resistência de um cabo de bateria

Escrito por david robinson | Traduzido por eduardo horst maidana
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Como medir aumento da resistência de um cabo de bateria
Os cabos da bateria ligam o veículo a sua fonte de energia, a bateria de ácido-chumbo (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

A lei de Ohm determina que a voltagem é igual à corrente multiplicada pela resistência, portanto, para fornecer a voltagem máxima possível, a resistência do cabo de bateria deve ser a mais baixa possível. Quando um cabo oferece alta resistência, a voltagem disponível cai e pode ser insuficiente para suprir eletricamente o veículo. Apesar da resistência do cabo da bateria poder ser medida indiretamente usando a voltagem, um aumento de resistência, causado por corrosões, quebras ou conexões ruins, é melhor medido usando diretamente um ohmímetro.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Chave ajustável
  • Multímetro digital

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Instruções

  1. 1

    Verifique se o seu veículo tem um sistema de aterramento negativo (-) ou positivo (+). A maioria dos veículos possui um sistema negativo, no qual o cabo negativo da bateria é conectado ao chassis do veículo.

  2. 2

    Use a chave ajustável para desconectar o cabo da bateria. Remova o cabo do terminal negativo da bateria, se o veículo tiver um aterramento negativo, e remova o cabo positivo, se o sistema de aterramento for positivo.

  3. 3

    Ligue o multímetro digital e configure-o para medir resistência. Se ele não for de escala automática, configure-o para medir a maior faixa de resistência disponível. Consulte o manual de instruções do fabricante para garantir que as sondas de teste estejam conectadas aos soquetes corretos. A sonda preta é, normalmente, conectada no soquete "Comm" e a vermelha no soquete "Ohm" ou com a letra grega ômega (Ω).

  4. 4

    Encoste as sondas uma na outra e observe a leitura do multímetro. Uma leitura de zero ou muito próxima a zero mostra que o aparelho está funcionando corretamente.

  5. 5

    Toque as sondas nas extremidades opostas do cabo de bateria, para que o multímetro meça a resistência. Observe a leitura. O visor mostrará o valor da resistência do cabo de bateria. Se o visor não fornecer um valor de resistência, a resistência do cabo está baixa o suficiente para transferir uma quantidade suficiente de energia.

Dicas & Advertências

  • Apesar de não ser necessário desconectar uma extremidade do cabo, fazer isso garante que o circuito elétrico do veículo esteja completamente interrompido. É possível que o veículo esteja usando energia para sensores e alarmes, mesmo que esteja desligado. A corrente resultante fluindo pelo cabo irá alterar a resistência.
  • Para medir a resistência ao longo do cabo de bateria, não limpe os conectores do cabo antes de testá-los. A corrosão é uma causa frequente de aumento de resistência.
  • Não desconectar o cabo de aterramento primeiro pode fazer com que você ou a ferramenta se tornem uma ligação elétrica entre a terra e a fonte de energia. Nessas circunstâncias uma bateria automotiva pode produzir mais amperes que uma solda elétrica, que irão fluir através de você, causando sérias lesões.
  • Um ohmímetro ou um multímetro digital configurado para medir resistência não devem ser usados para medir baixa resistência de um cabo de bateria. Eles não são suficientemente precisos em valores de resistência extremamente baixos que possuem os cabos de boa qualidade.

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