Mais
×

Como medir cantoneiras

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Cantoneiras nada mais são do que duas peças de madeira (ou outro material) unidas em um ângulo de 90 graus. Por exemplo, ao se fazer uma moldura para quadros, é preciso quatro cantos com um ângulo perfeitamente quadrado de 90 graus. Para cada canto é preciso que se faça dois cortes precisos de 45 graus. Para completar uma moldura, portanto, serão precisos 8 cortes, todos a 45 graus. No entanto, outros projetos, como refazer um rodapé de uma casa antiga, podem ser mais desafiadores, já que os ângulos nem sempre são retos.

Instruções

Uma moldura tem quatro ângulos retos (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)
  1. Faça os cálculos. Os cortes para o rodapé de um cômodo de quatro lados são feitos para preencher um espaço de 90 graus. Cada corte terá 45 graus. Se o cômodo tem cinco paredes, cada canto terá um ângulo de 72 graus, então cada corte terá 36 graus. Para formatos hexagonais, cada ângulo terá 60 graus e cada corte 30.

  2. Garanta que os cantos são quadrados. Essa tarefa pode ser simples, como encostar um esquadro no canto do recito e ver se este se encaixa perfeitamente. Se sim, é possível fazer os dois cortes com tranquilidade. Se o canto estiver fora de esquadro, então será preciso um pouco de conhecimento em geometria.

  3. Comece as medições geométricas de um canto interno marcando pontos equidistantes em cada parede. Por exemplo, faça um ponto a 25 cm de distância do canto em cada uma das paredes e conecte-os com uma linha reta. Meça a linha e faça uma marcação em sua metade. Conecte essa marcação ao ponto em que as duas paredes se encontram. Agora, os dois ângulos estarão iguais. É possível medir o ângulo com o esquadro ou, melhor ainda, colocar a tábua que será transformada no rodapé e marcar o ponto de corte de acordo com as linhas desenhadas no chão.

  4. Para cantos externos, desenhe uma linha seguindo as paredes em 30 cm, na direção para além dos cantos. Marque, em cada linha, um ponto equidistante da parede, por exemplo, 25 cm. Conecte os dois pontos e faça uma marcação na metade dessa linha. Ligue esse ponto médio ao canto das paredes para obter o ângulo.

  5. Use os métodos acima para qualquer ângulo que não tiver 90 graus. Mesmo se estiver trabalhando com um objeto ou recito novo que se sabe ser hexagonal ou pentagonal, os métodos de marcação são o único jeito de garantir.

Dicas

  • Um esquadro de carpinteiro tem os ângulos já escritos na ferramenta, enquanto um esquadro aberto não. Esses números podem não ser precisos e não se deve confiar neles.

Aviso

  • Seja cuidadoso ao tirar medidas para tetos e telhados.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Esquadro
  • Lápis
  • Giz ou linha de giz
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article