on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como medir a capacidade vital dos pulmões masculino e feminino

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O volume total de ar que pode ser exalado é conhecido como capacidade vital. Você pode medir a sua ao medir a quantidade de ar que é expelida em um balão, e então comparando a circunferência desse balão com um gráfico. Uma estimativa da sua capacidade vital pode ser encontrada usando uma fórmula, que difere para homens e mulheres, e sua capacidade verdadeira pode ser comparada à estimativa, para determinar se você está abaixo ou acima da sua capacidade vital esperada.

Instruções

Você pode estimar a capacidade vital dos seus pulmões (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Estique o balão várias vezes para que seja mais fácil de enchê-lo e então respire fundo e assopre no balão, inflando o máximo que conseguir com apenas um fôlego.

    Loading...
  2. Aperte a ponta do balão antes de tirá-lo da boca, e meça a circunferência do balão inflado ao colocar um pedaço de barbante em volta dele, e então medindo o comprimento do barbante que foi necessário para isso. A medida deve ser tirada perpendicularmente ao lado que você assoprou, onde ela for mais larga.

  3. Compare a circunferência com o gráfico disponível no site biologycorner.com, para saber sua capacidade vital.

  4. Repita o processo outras duas vezes.

  5. Use a calculadora para descobrir a média da sua capacidade vital. Isso dará uma medida mais exata do que a de apenas uma tentativa.

  6. Descubra a área do seu corpo. Multiplique sua altura em centímetros pelo seu peso em quilos e então divida por 3600. Encontre a raiz quadrada desse número para descobrir a área do seu corpo.

  7. Multiplique essa medida por 2500 caso seja homem, para descobrir sua capacidade vital estimada.

  8. Multiplique a medida por 2000 caso seja mulher, para descobrir sua capacidade vital estimada.

  9. Uma capacidade vital real muito maior que a estimada indica que a pessoa tem um excelente condicionamento físico. Já uma pessoa com a capacidade real muito menor que a estimada indica que ela precisa melhorar seu condicionamento e começar um regime de exercícios para melhorar a capacidade cardiovascular.

Loading...

O que você precisa

  • Balão de festa
  • Barbante
  • Régua
  • Gráfico de referência
  • Calculadora

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...