×
Loading ...

Como medir a capacitância de um cabo com um multímetro

Atualizado em 25 maio, 2017

A eletricidade ocorre devido ao fluxo de minúsculas partículas subatômicas que também carregam carga negativa. Isso levou a uma revolução tecnológica e permitiu que a humanidade tivesse luxos, como iluminação, aquecimento e televisão. Os dispositivos eletrônicos são feitos de uma série de componentes-chave, como resistores, indutores e capacitores. Esses últimos são elementos capazes de armazenar energia e descarregá-la após um certo período de tempo. A capacitância dos aparelhos eletrônicos, incluindo dos fios, pode ser medida com o uso de um multímetro.

Instruções

A capacitância de um fio pode ser determinada com o uso de um multímetro (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)
  1. Conecte as pontas de prova ao multímetro. Deve haver duas que são coloridas de preto e vermelho, e que provavelmente vêm com o multímetro. A ponta vermelha deve ser conectada ao terminal positivo do multímetro, enquanto a preta deve ser anexada ao negativo.

    Loading...
  2. Ligue o multímetro. A fim de testar se ele está funcionando e não está com pouca bateria, ligue-o no modo de resistência. Toque as duas pontas de prova juntas. A tela LCD deverá ler uma pequena resistência de aproximadamente 0,5 ohms ou menos.

  3. Ligue o multímetro no modo de capacitância. Conecte as duas pontas de prova em ambos os lados do fio. A tela de LCD mostrará o valor correto de capacitância, que é medida em Farads. Mas os fios terão um pequeno valor de aproximadamente 10 a 12 farads (pico-farads).

Loading...

O que você precisa

  • Multímetro
  • Fios

Recursos

Loading ...
Loading ...