×
Loading ...

Como medir e cortar molduras de portas e janelas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Existem várias maneiras de cortar janelas e portas, dependendo do tipo de corte e da complexidade desejada. Um dos mais simples e mais bonitos métodos é o de fazer cortes diagonais (como em uma moldura de porta-retratos), o que resulta em um canto bonito e regular. O processo é geralmente o mesmo para portas e janelas, com a exceção de que a extremidade inferior da porta não precisa ser cortada diagonalmente, mas em um formato reto.

Instruções

Existem vários métodos de cortar a moldura de portas e janelas (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Meça a largura superior da abertura na borda da esquadria. Esta envolve as placas retas que formam o perímetro ao redor da abertura, com o lado largo de uma das placas virada para a abertura e a borda das placas viradas para o ambiente). Segure uma trena a 5 mm acima da borda inferior da esquadria. Realize a medição a 5 mm para dentro de ambos as bordas verticais em cada lado.

    Loading...
  2. Transfira a medida para a peça da moldura, virada para baixo, fazendo duas marcas com no mínimo alguns centímetros de sobras para fora de cada marca. Coloque a guarnição virada para baixo em sua serra de esquadria, com o lado marcado (virado para baixo) contra a parte traseira da serra.

  3. Deslize a placa, de forma que uma das marcas fique diretamente abaixo da lâmina da serra. Gire a lâmina a 45 graus diagonalmente à marca, de forma que a borda superior da peça não seja maior que a inferior. Faça o corte.

  4. Mova a outra marca sob a lâmina. Gire-a a 45 graus para a direção oposta, de forma que ela corte novamente em um ângulo exterior à marca.

  5. Coloque a placa ao longo do vão no qual ela será presa, com a borda inferior posicionada ao longo da esquadria (e 5 mm acima dela), e os dois lados angulados alinhados às extremidades. Posicione um nível sobre a peça e ajuste a sua posição, até que esteja reta. Prenda-o com os pregos do seu grampeador, que devem ser posicionados a cada 30 cm.

  6. Repita o processo para cada espaço da abertura, colocando as bordas anguladas dos cortes uma contra a outra, para formar um canto com um ângulo de 90 graus. Para o canto inferior da moldura da porta, corte-o transversalmente ao invés de diagonalmente.

Loading...

Aviso

  • Utilize óculos de proteção ao fazer os cortes.

O que você precisa

  • Trena
  • Remate
  • Serra de esquadria
  • Nível
  • Grampeador para madeira

Referências

Loading ...
Loading ...