×
Loading ...

Como medir a impedância de alto-falantes

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Medir a impedância, ou resistência, de um alto-falante pode ser uma habilidade importante quando se trabalha com sistemas de áudio automotivos. A resistência de um alto-falante possui muita influência no desempenho dos amplificadores ligados ao sistema e, na pior das hipóteses, se a resistência for muito baixa, pode danificar o amplificador. Caso você não conheça a impedância, é uma boa ideia sabê-la.

Instruções

Utilize um multímetro para medir a impedância de alto-falantes
  1. Coloque as ponteiras nos soquetes corretos do multímetro. Pode haver vários soquetes diferentes, de acordo com os parâmetros que for medir. Procure pelo que estiver marcado "impedância" ou o símbolo de ohm. Marcas e modelos diferentes podem apresentar uma variação nos nomes, e por isso é melhor verificar no manual do dispositivo se não tiver certeza sobre qual usar.

    Loading...
  2. Selecione o intervalo do multímetro. Como as medidas de resistência de alto-falantes são muito baixas, escolha o intervalo que compreenda de 2 a 16 ohm. É extremamento raro encontrar dispositivos com impedâncias fora dessa faixa de valores.

  3. Coloque as ponteiras nos terminais do alto-falante e verifique o multímetro para saber a impedância. Grave a medida e, ao terminar, desligue o multímetro para preservar as baterias.

Loading...

O que você precisa

  • Multímetro digital

Referências

Loading ...
Loading ...