×
Loading ...

Como medir a poluição sonora

Atualizado em 17 abril, 2017

A poluição sonora se refere a níveis extremamente elevados de ruído que podem causar um incômodo ou até problemas de saúde danificando o sistema auditivo ou perturbando o sono de uma pessoa. Esses ruídos podem se originar a partir de uma série de fontes, incluindo o tráfego de automóveis, carro com defeito ou alarmes, aparelhos elétricos barulhentos ou pessoas insociáveis. Não existe legislação uniforme sobre poluição sonora, mas você pode contar com a lei do silêncio das cidades mais barulhentas do Brasil, como Rio de Janeiro ou São Paulo. O processo de medição dos níveis sonoros é bastante fácil, pois tudo que você precisa é de medidores de nível de ruido disponíveis no mercado.

Instruções

O trânsito é uma das principais fontes de poluição sonora nas áreas urbanas (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Coloque o medidor de nível de som no local onde as pessoas devem ouvir o som. Por exemplo, ao medir sons de tráfego, o medidor fica na calçada, enquanto ao medir a música alta da casa ao lado, o medidor fica na sua casa. Por outro lado, se quiser ver se as emissões sonoras respeitam as regras da lei do silêncio, você deve manter a distância da fonte de ruído que os regulamentos exigem.

    Loading...
  2. Aponte o sensor do leitor para a fonte de ruído. Remova qualquer coisa entre o sensor e a fonte de ruído, como uma bolsa, um laptop ou roupas.

  3. Grave a fonte barulhenta (como um aparelho elétrico em funcionamento ou um avião sobrevoando) enquanto durar ou por um período de 15 minutos se for contínua (trânsito ou um sistema de ar condicionado). Escreva em um bloco de anotações as variações nas leituras do medidor a cada 30 segundos.

  4. Calcule a média das leituras do medidor adicionando-as e, em seguida, dividindo-as por 30 (a quantidade de períodos de meio segundo durante o experimento).

  5. Compare a média com os regulamentos de ruído municipais para determinar se uma fonte cria poluição sonora ilegal. Por exemplo, um caminhão gerando um som de 90 decibéis às 23:30 à distância de 15 metros de uma residência quando medido a uma distância de 10 metros viola algumas leis do silêncio em 5 decibéis. Por outro lado, você pode simplesmente comparar os resultados com a tabela de níveis sonoros e volume relativo do comitê da agência federal sobre ruídos (Federal Agency Review of Selected Airport Noise Analysis Issues).

Loading...

Dicas

  • Se estiver usando um iPhone, você pode baixar o SoundMeter para transformar seu dispositivo em um medidor de nível de som. No entanto, essa aplicação não satisfaz os padrões para medidores de nível de som do American National Standards Institute (ANSI) (Instituto Nacional Americano de Padrões, em tradução livre) ou da Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC).

O que você precisa

  • Medidores de nível de som

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...