×
Loading ...

Como medir a porcentagem de inclinação de uma rampa

Atualizado em 17 abril, 2017

Medir a porcentagem, ou inclinação, de uma rampa é uma questão de saber a altura da rampa do chão até o ponto mais alto e o comprimento da estrutura do começo ao fim. A variação na altura da rampa, dividida pelo comprimento da mesma irá fornecer a percentagem que se procura. A inclinação de uma rampa é uma dado importante utilizado na construção de rampas que devem atender a algumas especificações para inclinação, como as que são feitas para cadeiras de rodas.

Instruções

Rampas são usadas para os mais variados propósitos (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

    Medindo e calculando a porcentagem

  1. Você precisará de saber a varição da altura da rampa do chão até o ponto mais alto. Começando pelo topo, use a fita métrica para medir até o chão e anote o número obtido em centímetros. Isso é chamado de "elevação".

    Loading...
  2. Meça do começo até o final da rampa. Anote o número obtido em centímetros. Isso é chamado de "comprimento".

    Uma boa fita métrica garante uma medida mais apurada (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  3. Usando a calculadora, entre com o número em centímetros da "elevação" obtida no passo um. Divida esse número pelo valor do comprimento, em centímetros, obtido no passo dois. Multiplique o resultado por 100. Isso dará a você a "porcentagem" da rampa, também chamada de inclinação.

Loading...

Dicas

  • Se precisa determinar o quão longa deve ser a rampa para atingir certa porcentagem de inclinação, meça a "elevação" que você precisa alcançar. Divida a elevação pela porcentagem que você possui, e multiplique por 100. Isso dará o valor de comprimento da rampa necessária para a porcentagem fixada.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Calculadora

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...