Mais
×

Como medir a resistência de uma antena UHF

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A maneira mais fácil de medir a resistência de uma antena UHF é usar um multímetro digital. A medição da resistência informa o nível de impedimento à corrente elétrica que passa pelo cabo ou circuito. Saber a resistência ajudará você a determinar se a antena está funcionando em plena capacidade ou se há alguma problema com ela ou com o cabo.

Instruções

Multímetro digital (multimeter image by dinostock from Fotolia.com)
  1. Desligue e/ou desconecte qualquer fonte de energia ligada à antena antes de começar o teste.

  2. Determine a resistência desejável consultando a especificação do fabricante da antena.

  3. Ligue o multímetro digital. Posicione o seletor em "ohms" e para a faixa de resistência que inclui a resistência obtida no passo 1. A configuração "ohms" se parece com uma ferradura ou o símbolo grego Omega.

    Exemplo: Se a resistência desejável para a antena for 450 ohms, então ligue o seletor para que ele possa ler uma faixa que inclua o valor 450.

  4. Encoste a ponteira do multímetro ao centro condutor do cabo coaxial da antena e ao mesmo tempo encoste a outra ponteira no condutor mais externo do mesmo cabo coaxial. Leia o visor enquanto segura as ponteiras para encontrar a resistência.

    Por exemplo, se a resistência desejável é 450 ohms mas a leitura mostra zero ou menos de 450, a antena não funcionará otimizadamente e precisará de manutenção ou conserto.

  5. Desligue o multímetro para preservar as baterias.

Aviso

  • Certifique-se que tudo está desligado no dispositivo que você for medir, já que ele e o multímetro podem ser danificados e você pode se machucar, caso contrário.

O que você precisa

  • Multímetro digital
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article