Como medir o ruído e ripple em um osciloscópio

Escrito por john papiewski | Traduzido por luana ribeiro
Como medir o ruído e ripple em um osciloscópio
Um osciloscópio pode medir o ruído e o ripple de fontes de alimentação (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Circuitos eletrônicos dependem de fontes de energia de corrente contínua (DC), bem reguladas e sem ruídos eletrônicos. A corrente DC mais limpa é proveniente de uma bateria; no entanto, vários dispositivos precisam de mais energia que uma bateria é capaz de fornecer. Uma fonte converte corrente alternada (AC) em DC. Apesar de ser potente e confiável, a eletricidade produzida por fontes de energia possui uma pequena quantidade de zumbido de 60Hz, também conhecido como ripple ("ondulação"), além do ruído. Você pode medir isso com um aparelho sensível chamado de osciloscópio. O osciloscópio mostra sinais eletrônicos em uma forma gráfica em uma tela.

Instruções

  1. 1

    Desligue as lâmpadas fluorescentes na sala e utilize somente iluminação incandescente ou natural, se possível.

  2. 2

    Conecte a ponta de prova no conector BNC macho da entrada do canal 1 do osciloscópio. Deixe o interruptor da ponta de prova configurado na posição "1x".

  3. 3

    Encoste a ponta de prova do osciloscópio na saída positiva da fonte DC. O terminal terra da ponta do osciloscópio deverá ser conectado ao terminal terra ou negativo da fonte de alimentação.

  4. 4

    Ligue o osciloscópio e a fonte de alimentação.

  5. 5

    Ajuste a voltagem da fonte de alimentação para um valor entre 5 a 15 V.

  6. 6

    Configure o interruptor de acoplagem (coupling) da entrada do canal 1 do osciloscópio para "AC". Selecione a taxa de varredura horizontal (horizontal sweep) para 10 ms por divisão. O trigger (disparo) deverá ser configurado para o canal 1.

  7. 7

    Ajuste o controle de sensibilidade da entrada do canal 1 para 1 mV por divisão. Você deverá visualizar um sinal na tela do osciloscópio, que representa o ruído e o zumbido da fonte de alimentação. Caso o sinal seja muito grande para caber na tela, configure o canal de entrada para 10 mV por divisão ou mais.

  8. 8

    Conte o número de traços de divisão na tela, entre a linha 0 e o maior ponto no sinal. Multiplique esse valor pelos volts por divisão para encontrar a amplitude, ou força do sinal. Por exemplo, caso você conte 3,5 divisões e o osciloscópio esteja configurado para 1 mV por divisão, a sua fonte de alimentação possui 3,5 x 1 mV ou 3,5 mV de zumbido e ruído.

Dicas & Advertências

  • O ruído de uma boa fonte DC constitui não mais que uma pequena porcentagem da sua saída total, de modo que ele é apenas um sinal fraco. Lâmpadas fluorescentes também produzem um ruído elétrico que o osciloscópio pode captar. Ao desligar esses tipos de lâmpadas, você elimina uma fonte de ruído, fazendo com que as suas medições da fonte de alimentação sejam mais confiáveis.

O que você precisa?

  • Ponta de prova para osciloscópio
  • Osciloscópio

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível