on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como medir suas calhas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Embora nem sempre pareça, o telhado é um dos aspectos essenciais da casa, pois protege as pessoas e objetos de dentro do clima e do calor extremo. Um fator crítico para sua eficácia é o sistema de drenagem, incluindo as calhas e ralos. Ao instalar novas calhas, você deve garantir que elas sejam grandes o suficiente para suportar a quantidade de chuva que pode fluir da área. Saber a área do telhado e a quantidade média de chuva que recebe irá ajudar a determinar o tamanho e número corretos de calhas para sua casa.

Instruções

Encontre as medidas corretas para suas calhas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Determine a área do telhado examinando as plantas da casa, que indicam a largura e o comprimento do telhado. Caso você não localize esses documentos, use uma escada para subir com cuidado no telhado e medir o comprimento e largura com uma fita métrica. Escreva as medidas e multiplique (comprimento X largura) para ter a área, em metros quadrados, do telhado. Lembre-se que raramente o telhado é um retângulo perfeito, então talvez você tenha que multiplicar e adicionar várias medidas para chegar na área total.

    Loading...
  2. Determine a chuva média recebida na cidade (use o Recurso 1, se necessário). Use esse número para calcular o tamanho necessário das calhas para o telhado.

  3. Saiba que uma chuva de 25 mm/h, em uma área de 8,9 m², corresponde a um fluxo de 4 L/m. As calhas são dimensionadas com relação às chuvas usando essa base. Use a tabela 1-2 (na Referência 1) para encontrar a quantidade de centímetros quadrados de calha que irá drenar uma determinada área do telhado (dada em metros quadrados). Por exemplo, se estiver medindo um telhado em certa cidade, pode encontrar na tabela que 6,5 cm² de calhas drenam uma área de 15 m².

  4. Divida a área total do telhado por 4, para determinar a quantidade de área que cada calha irá drenar. Por exemplo, se o telhado tem 790 m², divida esse número por 4 para determinar que cada calha irá drenar 197,5 m² do telhado. Dependendo da cidade, você pode usar o cálculo do Passo 3 para determinar a área mínima que cada calha deve ter para drenar bem a chuva, dividindo a área que cada calha deve drenar pela área que cada uma pode drenar (no caso do Passo 3, teremos 197,5 dividido por 15 = 13,16 m²). Nesse exemplo, você deve calcular que cada calha deve ter no mínimo uma área de 13,16 m² para drenar o telhado adequadamente.

  5. Use a tabela 1-3 (na Referência 1) para determinar o diâmetro da calha que você deve instalar. No exemplo anterior, você poderia usar uma calha de 12,5 cm redonda simples, corrugada, retangular simples ou corrugada para drenar o telhado.

  6. Meça a distância da ponta da calha até o chão e depois adicione 90 cm ou 1,20 m a essa medida para determinar o comprimento da calha que você deve instalar. Multiplique o número pelo número total de calhas necessárias (provavelmente 4) para determinar o comprimento total da calha que você deve instalar.

Loading...

Dicas

  • Não use calhas que meçam menos que 45 cm² de diâmetro, exceto em áreas pequenas como varandas e sacadas. Certifique-se que o diâmetro da calha seja consistente por todo seu comprimento.
  • Certifique-se que o tamanho da calha se encaixe na largura da base, de forma a conseguir um bom encaixe.

O que você precisa

  • Plantas da casa ou fita métrica
  • Escada
  • Calculadora
  • Caneta e papel

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...