Saúde

Como medir o tamanho de um bebê dentro do útero

Escrito por michelle johnson | Traduzido por rita pacheco
Como medir o tamanho de um bebê dentro do útero

O ultrassom fornece a medida mais precisa do tamanho do seu bebê

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Medir o tamanho de um bebê tem um papel crítico no pré-natal. Os médicos usam estimativas do tamanho de um bebê para determinar a idade fetal, identificar problemas como a restrição de crescimento intrauterino (quando um bebê cresce muito lentamente) e induzir o parto se suspeitar que um bebê é grande para a idade gestacional. Embora nenhuma forma de medir o tamanho de um feto no útero é perfeitamente precisa, os médicos podem usar vários métodos para estimar o tamanho fetal.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Determine o comprimento do seu bebê do bumbum à cabeça entre 7 e 14 semanas com uma ultrassonografia. Durante o primeiro trimestre, o ultrassom permite o cálculo do tamanho de um bebê, medindo o comprimento do topo da cabeça ao bumbum, mas desde que os bebês nesta fase coloquem suas pernas em seus peitos. Este método fornece a estimativa mais precisa da idade de um bebê, com uma taxa de precisão de mais ou menos três dias em sete semanas.

  2. 2

    Meça sua altura uterina, que é a distância entre a parte superior de seu osso púbico e o topo de seu útero. A partir de 20 semanas, seu médico irá sentir o seu útero em cada consulta para ver o quanto ele cresceu. A altura do fundo uterino deve ser aproximadamente o mesmo número de centímetros de suas semanas de gravidez. A altura do fundo não fornece uma medição muito precisa, e isso ocorre em razão da variação na quantidade de fluido amniótico, da presença de múltiplos fetos e da posição do bebê. O bumbum dos bebês tendem ser muito grandes, e os bebês que estão de cabeça para baixo ou virados de lado têm uma medida menor. No entanto, uma vez que o teste é gratuito, ele oferece um método simples para estimar se um bebê está crescendo a uma taxa correta.

  3. 3

    Calcule o tamanho do seu bebê através de um ultrassom de medição do comprimento do fêmur, circunferência abdominal e diâmetro biparietal (a distância entre dois ossos do crânio) entre 14 e 26 semanas. Alguns médicos podem também tomar outras medidas fetais, como a circunferência da cabeça, comprimento do úmero e diâmetro occipitofrontal, que é outra medida entre dois ossos da cabeça fetal. Se uma ou mais medições diferem das outras, uma explicação deve ser encontrada para a diferença ao invés de fazer a média das medições. Por exemplo, uma medida menor do diâmetro biparietal pode indicar que um bebê tem a cabeça chata.

Dicas & Advertências

  • A partir do segundo trimestre, os bebês começam a crescer a taxas diferentes, assim o tamanho do feto é uma indicação menos precisa da idade do que no primeiro trimestre.
  • Não existe nenhum método preciso para estimar o peso fetal. Usando diâmetro biparietal e a circunferência abdominal para determinação do peso conduz a uma taxa de erro de 10 por cento. Embora muitos médicos usem ultrassom para estimar o peso de um bebê perto do final da gravidez, pesquisas não apoiam esta prática pois a taxa de precisão é muito baixa.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media