Como medir o tamanho do fio da corrente elétrica

Escrito por steve bates | Traduzido por césar campos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como medir o tamanho do fio da corrente elétrica
Escolha o fio certo para a sua residência (Bobbin of electrical wire ready to be installed image by JCVStock from Fotolia.com)

Você observou provavelmente que os fios elétricos que entram em sua casa vindos da prestadora de serviço público são muito mais grossos que, por exemplo, um cabo de extensão. Isto acontece porque o tamanho ou a medida padrão do fio determinam a quantidade de corrente que ele pode conduzir com segurança. Considerando que o fio que entra na sua casa pode ser projetado para conduzir 200 ampères, um fio de extensão só precisa conduzir 20 ampères no máximo, ou mesmo menos de 1 ampère, dependendo do que estiver ligado ao cabo. Então, como você pode determinar qual bitola do fio é correta para os ampères que você precisa? Este artigo vai fornecer as informações que você precisa para escolher a bitola correta do fio para circuitos elétricos residenciais.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Observe que o cabo elétrico tem rótulos como "12-3" ou "14-2." O primeiro número indica o tamanho do fio, usando o sistema de American Wire Gauge (AWG) (unidade de medida americana da bitola dos fios). O segundo número se refere ao número de fios no cabo, não incluindo o fio terra. Para os propósitos deste artigo, estamos preocupados apenas com o primeiro número. Você vai notar em exemplos no próximo parágrafo, que quanto maior o fio (e sua capacidade de corrente), menor o número da bitola. Escolher a bitola correta é muito importante, porque se o fio for muito pequeno para a corrente que for conduzida, o fio vai superaquecer e causar possivelmente um incêndio.

  2. 2

    Consulte as tabelas de referência em "Ugly's Electrical Reference" (Referência Elétrica de Ugly) ou em "Audel Mechanical Trades Pocket Manual (Manual de bolso de Mecânica de Audel) (A tabela é chamada de "Capacidade da Corrente" no livro Audel.) Você verá que dois fatores básicos irão determinar a escolha correta. Em primeiro lugar, qual o tipo de fio? Ou seja, o fio será utilizado dentro de um cabo ou conduíte, exposto ao ar ou à prova de intempéries? Cada uma destas categorias tem diferentes capacidades de corrente para cada bitola de fio. Em segundo lugar, até quanto o cabo pode se estender? Quando o comprimento excede 15 metros, por exemplo, você precisará usar um fio mais grosso. Vamos supor neste artigo que estamos usando a fiação de cobre padrão, revestida no cabo, para uso interno.

  3. 3

    A capacidade da corrente (também conhecida como ampacidade) dependerá dos aparelhos que serão conectados ao circuito. Um forno elétrico, por exemplo, é classificado como 40 ampères, 240 volts. Se você procurar 40 ampères em sua tabela, verá que é necessário usar o fio n° 8. Seu forno de micro-ondas e a geladeira precisam estar cada um em seu circuito individual de 20 ampères. Procure 20 ampères em sua tabela e você verá que é necessário usar o fio n° 12.

  4. 4

    Fogão, geladeira e forno de micro-ondas são fáceis de calcular, porque cada aparelho tem um circuito dedicado. Alguns circuitos não são tão simples. Um circuito de iluminação, por exemplo, pode ter duas luminárias e cinco ou seis tomadas para lâmpadas, televisão ou aparelho de som. Você deverá descobrir quantos ampères serão necessários no primeiro circuito. Para um circuito de 120 volts, você pode somar as potências de todos os aparelhos e luminárias no circuito e dividir este número por 120 (os ampères se equiparam aos watts divididos por volts). Por exemplo, eu posso ver na parte de trás da minha televisão e aparelho de som que suas classificações são de 130 watts e 185 watts, respectivamente. Minha caixa de distribuição é de 400 watts. Eu também posso ver as potências das luminárias na suas lâmpadas. Eu uso lâmpadas fluorescentes compactas, então eu tenho cinco lâmpadas de 27 watts. Somo estas potências e obtenho 850 watts. Divido isto por 120 para obter 7 ampères. Verifique na tabela e você vê que 7 ampères se enquadram confortavelmente em uma classificação de 15 ampères, então o fio de n° 14 é perfeito.

Dicas & Advertências

  • Eletricidade pode causar danos. Se você não tiver certeza sobre o que estiver fazendo, chame um amigo que saiba muito sobre fiação residencial. Melhor ainda, contrate um profissional e veja se vão deixar você assistir a tudo que ele fizer.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível