on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como medir seu teto para incluir uma claraboia

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As claraboias são aberturas no teto de um cômodo cobertas com vidro. Elas permitem que a luz natural penetre no espaço e são ótimas para aqueles ambientes que não possuem muitas janelas ou para pessoas que adoram muita iluminação natural. As claraboias podem ser instaladas durante ou após a construção e, se você for instalá-la em uma casa já construída, será necessário fornecer as medidas do local para a empresa que for fazer o serviço.

Instruções

Tire as medidas necessárias antes de comprar o material e instalar a claraboia (skylight image by Scott Williams from Fotolia.com)
  1. Meça o comprimento e a largura do cômodo no qual você planeja instalar a claraboia. Multiplique um número pelo outro para achar a área total do ambiente.

    Loading...
  2. Se você já tem janelas suficientes no local, multiplique o resultado por 0,05. Se não, multiplique-o por 0,15. O resultado é a maior área possível que poderá ser coberta pela claraboia. Algumas claraboias grandes demais podem produzir muita luz no cômodo ou comprometer a estrutura do telhado.

  3. Escolha entre uma claraboia plana ou curva. As claraboias planas são instaladas diretamente em um buraco no teto. Já as curvas são construídas sobre um parapeito no lado externo do teto. Essas claraboias ficam com uma aparência de bolha, como se estivessem cobrindo o parapeito igual a uma coroa.

  4. Escolha o tamanho da claraboia plana. Veja listas de tamanhos padrões fornecidas pela empresa instaladora. Multiplique o comprimento e a largura da claraboia para descobrir a área. Se você for usar mais de uma claraboia, some os resultados. Esse número deverá ser menor do que o resultado do Passo 2.

  5. Pegue uma escada e use-a para subir no telhado e medi-lo para a colocação de uma claraboia curva. Consulte as plantas da casa antes disso, se possível, para descobrir onde os parapeitos do telhado estão localizados. Tome muito cuidado ao subir na escada e no telhado. Peça a alguém para segurar a escada quando você for subir ou descer e não fique perto da beirada do telhado.

  6. Com uma trena, meça as dimensões de toda a área onde a claraboia ficará. Meça todos os lados da claraboia e assegure-se de que a medida forme um retângulo ou quadrado perfeito. Inclua o material do parapeito na medida, e não apenas a abertura para a claraboia. Multiplique o comprimento pela largura para encontrar a área. Se você for instalar mais de uma claraboia, some as áreas. Esse número deverá ser menor do que o resultado do Passo 2.

  7. Envie esses números para uma empresa instaladora de claraboias. Quer você envie os números para alguém ou resolva comprar os materiais e fazer o projeto você mesmo, é importante perceber que as claraboias são medidas em largura e em comprimento.

Loading...

Aviso

  • Sempre peça para alguém estar por perto quando você estiver subindo e descendo da escada.
  • Não fique de pé nem se sente na beirada do telhado.

O que você precisa

  • Trena
  • Calculadora
  • Escada

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...