Como medir uma viga para sustentar um telhado de varanda

Escrito por joseph west | Traduzido por barbara silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como medir uma viga para sustentar um telhado de varanda
Você pode realizar o projeto estrutural para muitas reformas de casas (valley view porch image by John Keith from Fotolia.com)

Medir uma viga de sustentação não requer um engenheiro ou um programa caro de projeto estrutural. O processo envolve uma simples equação e algum conhecimento da carga que ela sustentará. Para um telhado de varanda, a viga de sustentação precisa ser medida de acordo com as cargas máximas de chuva em seu município e você precisa saber o suficiente sobre o projeto para determinar como o peso será distribuído e sobre qual distância ela irá contê-lo.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Determine a carga que o telhado suportará por metro quadrado. Ela é composta por uma carga morta e uma viva. A primeira é constante e é estimada em cinco quilos por metro quadrado em construções com estruturas de madeira. A segunda depende da carga máxima de chuva local. Essa informação está disponível na secretaria de obras ou planejamento. Como um exemplo, se a carga de chuva for menor que 15 kg/m², a total será de 20 quilogramas por metro quadrado.

  2. 2

    Multiplique a carga por metro quadrado pela área total do telhado. Em um exemplo, se o telhado medir 3 m por 6 m, a área total será de 18 m² — esse valor multiplicado por 20 kg perfaz um total de 360 quilos. Esse número representa a carga total que seu telhado deverá sustentar.

  3. 3

    Divida a carga total de acordo com quantas vigas de suporte terá o telhado. Se um lado dele for apoiado pela casa e o outro lado suportado pela viga, divida a carga total por dois; já que ela manterá apenas metade dele. Se também houver uma viga no meio, divida a carga total por três. Se o seu telhado de exemplo tiver apenas uma viga, ela terá que sustentar metade da carga total, ou 180 quilos.

  4. 4

    Anote a fórmula de sustentação da viga: Carga total em kg = FBd^2 / 9L.

  5. 5

    Complete as partes da fórmula que você já conhece. L significa a amplitude do telhado, em metros. No exemplo, ela possui 3 m de largura. A carga total é 180 quilos. F significa a resistência flexural do material da viga, que depende do tipo de madeira. Para o cálculo inicial, F pode ser estimado como 1.000. Agora, substituindo os valores na fórmula, temos 180 = (1.000)Bd^2 / (9 x 3).

  6. 6

    Escolha um valor conveniente para B, que significa a largura da viga em centímetros. Uma comum mede 15 centímetros.

  7. 7

    Organize a fórmula novamente para encontrar d, que é a profundidade da viga: d = metro quadrado de [(carga x 9 x L) / (F x B)]. No exemplo, d = metro quadrado de [(180 x 9 x 3) / (1.000 x 15)].

  8. 8

    Calcule o valor inicial para d, então arredonde-o para o centímetro mais próximo. Isso lhe confirmará o tamanho da viga necessário para suportar o telhado da varanda. No exemplo, d = 3,25. Isso significa que a varanda do exemplo precisará de uma viga de 15 cm x 20 centímetros.

Dicas & Advertências

  • Você poderá repetir o mesmo processo usando uma largura diferente se quiser uma viga mais grossa ou mais fina que 15 centímetros.
  • Se você for iniciante em cálculos de sustentação de carga, peça a uma pessoa experiente para verificar seu trabalho, ou compare seus resultados com tabelas de dimensionamento de vigas para se certificar de que seus cálculos estejam em um limite apropriado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível