Mais
×

Como fazer meio de cultura ágar

Atualizado em 20 julho, 2017

A agarose vem de algas; é uma substância gelatinosa que muda de consistência de acordo com a concentração, barata, tem muitas utilidades e se tornou um ingrediente onipresente em laboratórios ao redor do mundo. A agarose é bem prática quando se quer criar colônias de bactérias ou culturas celulares em um substrato semi sólido porque pode ser misturada a qualquer meio aquoso, provendo nutrientes e vitaminas necessários para qualquer coisa que o cientista queira cultivar. É ótima para estudos biológicos, pois permite que colônias de células cresçam em uma superfície estável e se tornem fáceis de rastrear; no entanto, isso não serve somente para células. O meio ágar provê habitats in vitro para nematoides, pequenos vermes, plantas em desenvolvimento e culturas de tecidos organotípicas.

Instruções

Não encha mais que a metade de um balão de Erlenmeyer quando estiver planejando ferver um líquido nele (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Adicione 2% de peso por volume de pó de ágar a meio líquido em um balão de Erlenmeyer e gire a mistura de leve.

  2. Deixe a mistura no micro-ondas até que ferva.

  3. Remova o frasco do micro-ondas usando um pegador e gire de leve, verificando a homogeneidade. Caso a mistura não esteja homogênea ou se os grãos do pó de agarose ainda puderem ser vistos, deixe no micro-ondas por mais 30 segundos, repetindo esse passo até que não haja grãos visíveis.

  4. Despeje a mistura do balão de Erlenmeyer dentro da placa de petri.

  5. Esfrie a placa de petri à temperatura ambiente ou na geladeira até que o meio de ágar esteja sólido.

  6. Guarde a placa de petri na geladeira.

Dicas

  • Caso queira adicionar um agente de seleção ao meio ágar, como um antibiótico ou x-gal, adicione-o depois do meio ágar ter esfriado à temperatura mais baixa do que a de desnaturação do agente de seleção. Adicione o agente depois de retirar a mistura do micro-ondas, mas antes de despejá-la na placa de petri. Caso a mistura esteja muito quente, o agente de seleção quebrará e não funcionará.

Aviso

  • Sempre tenha cuidado ao trabalhar com líquidos quentes.

O que você precisa

  • Meios líquidos
  • Pó de ágar
  • Erlenmeyer
  • Micro-ondas
  • Almofada quente
  • Placa de Petri estéril
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article