×
Loading ...

Como fazer um meio-fio de concreto

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O meio-fio é uma conexão funcional e estética entre duas áreas de alturas ligeiramente diferentes. Se desejar distinguir diferentes partes de seu jardim, você pode usá-lo como fronteira. O meio-fio pode ser construído com tijolos pré-fabricados, pedras, madeira ou concreto. No entanto, essa estrutura de concreto feita sob medida dá ao espaço uma aparência mais vívida. Embora possa parecer um desafio, qualquer proprietário pode construir um meio-fio de concreto como um projeto de fim de semana.

Instruções

Construa um meio-fio de concreto para definir áreas específicas no seu jardim (curb image by Trav from Fotolia.com)
  1. Decida onde o calçamento de concreto será construído e onde será necessário delinear e contornar as superfícies.

    Loading...
  2. Determine a forma e a disposição do meio-fio. Faça um esboço do calçamento de concreto e, em seguida, marque a forma dele na área onde ele será colocado. Use cal para pavimentação ou asfalto e tinta spray para grama ou terra.

  3. Cave uma trincheira com uma colher de pedreiro ao longo das marcas feitas. Ela deve ter aproximadamente 5 a 12 cm de profundidade e 25 cm de largura. Compacte o solo da trincheira com um compactador manual.

  4. Faça um molde para o meio-fio de concreto com tábuas de madeira ou compensado. Se você estiver fazendo um meio-fio simples e reto, use placas de madeira para o molde; se quiser linhas curvas, use placas de plástico dobráveis ​​e flexíveis. Corte e molde as formas com uma serra elétrica.

  5. Coloque as placas ao longo das laterais da trincheira, garantindo que as partes lisas delas estejam viradas para dentro. Ponha os vergalhões na vala em que as placas serão fixadas, prendendo as colunas a uma distância de 60 a 90 cm uma da outra para que as placas fiquem estáveis ​​e firmes. Como os vergalhões ficarão embebidos no concreto, eles devem estar na mesma altura que a vala. É possível cortar os pedaços com um cortador de vergalhões ou uma serra circular com um cortador de diamante.

  6. Misture o concreto para o meio-fio, seguindo as instruções do fabricante para obter a consistência adequada. É possível adicionar um pouco de pigmento colorido diretamente à mistura, se quiser.

  7. Despeje a mistura de concreto no molde com cuidado e lentamente, enchendo-o até a altura desejada para o meio-fio. Alise a superfície do concreto com uma desempenadeira.

  8. Deixe o meio-fio de concreto secar pelo período recomendado pelo fabricante da mistura de cimento, normalmente de uma a quatro semanas.

  9. Coloque terra ou cascalho ao longo do meio-fio.

Loading...

Aviso

  • Use luvas de trabalho duráveis ​​e óculos de segurança ao trabalhar com ferramentas elétricas.

O que você precisa

  • Trena
  • Cal
  • Tinta spray
  • Compactador manual
  • Placas de compensado ou madeira
  • Serra elétrica
  • Vergalhão ou varas de madeira
  • Cortador de vergalhão
  • Pigmento
  • Desempenadeira
Loading ...
Loading ...