×
Loading ...

Meios de transporte que usam animais

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os viajantes de hoje em dia estão acostumados com bicicletas, carros e meios de transportes públicos mecânicos, como metrôs e trens. No entanto, antigamente existiu diversos meios de locomoção utilizando animais. A maioria dessas opções ainda existem hoje, mas são muito menos comuns. Esses transportes são um vislumbre ao velhos tempos e uma experiência agradável.

Carroças puxadas por cavalos ainda são utilizadas em algumas cidades (The Coach image by Lucie Stranska from Fotolia.com)

Charretes

Uma charrete ainda pode ser vista em diversas partes do mundo. Apesar de serem encontradas como atração turística em grandes áreas metropolitanas, algumas comunidades Amish e algumas cidades pequenas ainda as usam como meio de transporte principal. Elas são dirigidas por uma pessoa e puxadas, normalmente, por um ou dois cavalos. As charretes são, normalmente, abertas e são destinadas a famílias e casais que queiram fazer um passeio cênico pela cidade. Você pode encontrá-las em parques, como o Central Park de Nova Iorque.

Loading...

Carruagens

A carruagem foi a precursora dos automóveis modernos e ainda podem ser vistas em parques de diversões temáticos. Elas são parecidas com as charretes, mas eram usadas para viagens de longa distância e carregavam, além de pessoas, bagagens e cargas. Enquanto a charrete possui apenas um ou dois cavalos, a carruagem pode ser puxada por quatro ou mais cavalos, dependendo da carga.

Trenós de cães

Esses trenós eram mais utilizados em lugares com neve, como Alasca, Canadá e Rússia. Eles eram rápidos, tornando a caça mais fácil nessas condições severas, já que os cães eram capazes de farejar presas e conduzir o trenó em direção a elas. A maioria dos trenós tinha lugar para duas pessoas e era puxado por pelo menos três cães. Eles ainda são usados hoje em dia, porém muito menos para transporte e mais como atração turística. O evento mais popular de trenós de cães é a Iditarod, uma corrida de mais de 1840 km.

Carrinho de mulas ou burros

Em áreas montanhosas, mulas e burros eram usados como meio de transporte principal, não apenas para pessoas como também carregamentos. Mulas são menores que os cavalos, por isso são mais fáceis de manobrar em montanhas e estradas íngremes. Apesar de que estradas para carro já foram construídas em áreas montanhosas, muitas pessoas no México, América do Sul e Grécia ainda utilizam mulas da maneira tradicional. Turistas podem observar esse meio de transporte no Grand Canyon, EUA, onde há passeios pelo lugar.

Bois e camelos

Bois e camelos eram utilizados de maneira semelhante aos cavalos e mulas, para puxar carros e cargas pesadas, geralmente, em países em desenvolvimento. Bois podem puxar cargas mais pesadas e aguentam mais tempo do que cavalos, fazendo deles animais valiosos na Índia e em outras partes do planeta. Camelos são, tradicionalmente, montados por pessoas, como os cavalos, mas também podem ser utilizados para puxar cargas pesadas no Paquistão e em outros países. Camelos são capazes de trabalhar bastante sem muito descanso ou água, o que os torna ideal para viagens longas.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...