×
Loading ...

Como fazer mel de agave

Atualizado em 17 abril, 2017

O néctar de agave, ou mel de agave, é um adoçante natural da planta Agave Azul. Ele tem um baixo índice glicêmico, ou seja, ele não causa picos de açúcar no sangue, tornando-se um bom substituto para açúcares refinados e xaropes de milho ricos em frutose. O agave tem um sabor muito doce - mais doce do que o mel tradicional. Produzir néctar de agave é um processo bastante simples, caso você tenha acesso à planta, espécies suculentas nativas do México e que crescem em regiões áridas e áreas ensolaradas.

Instruções

A planta de agave é originária de regiões secas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Colha o agave quando as folhas na base da planta passarem a exibir algumas manchas. Isso geralmente acontece entre os sete e os 10 anos de idade. Corte a planta do chão rente à base.

    Loading...
  2. Corte todas as "folhas" espetadas ao redor do centro da planta. O produto final será semelhante a um abacaxi. Ele é muitos conhecido muitas vezes como "pina", que nada mais é do abacaxi em espanhol.

  3. Esprema a pina para liberar um suco com a consistência de uma seiva. Você pode fazer isso cavando um buraco no centro da pina e tapando-a com uma pedra pesada. A seiva ficará armazenada sobre a parte central em cerca de três ou quatro dias. Para uma produção maior, use uma prensa de aço inoxidável para espremer o suco fisicamente.

  4. Filtre o néctar para remover quaisquer sólidos ou detritos. Para um mel de gosto mais leve e neutro, repita o processo de filtragem várias vezes. Uma menor filtragem irá resultar em um mel escuro, de coloração âmbar e de um leve sabor de caramelo.

  5. Aqueça o néctar de agave a 60 graus por pelo 36 horas. Esse processo irá produzir a doçura e concentrar o líquido em uma consistência ligeiramente mais fina do que a do mel.

  6. Esfrie o néctar de agave até ele atingir a temperatura ambiente. Despeje-o em recipientes de vidro estéreis.

Loading...

Dicas

  • Caso você use o agave como um substituto para o açúcar ou para o mel, use 1/3 a menor do que a quantidade indicada.
  • O agave leve pode ser utilizado como um substituto para um xarope de milho rico em frutose ou açúcar sem que nenhum sabor seja adicionado.

O que você precisa

  • Plantas de agave
  • Recipientes de vidro estéril
  • Panela
  • Termômetro
  • Faca

Referências

Loading ...
Loading ...