A melamina é segura para o micro-ondas?

Escrito por g.d. palmer | Traduzido por nicolas sales
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A melamina é segura para o micro-ondas?
A melamina é normalmente usada para fazer pratos, copos e tigelas resistentes (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Melamina é um tipo de plástico resistente ao calor com uma superfície dura e forte. Este plástico é relativamente leve, e resiste a danos estruturais de materiais ácidos e alcalinos, assim como manchas. Essas características fazem da melamina um material popular nas louças, utensílios para culinária, tigela e outros produtos relacionados à culinária. Como muitos plásticos, a melamina não deve ser levada ao micro-ondas, devido ao risco de danificar o material e o perigo de vazamento de toxinas para o alimento.

Outras pessoas estão lendo

Riscos à saúde

A ingestão de altos níveis de melamina pode causar falência dos rins, enquanto baixos níveis podem contribuir para problemas respiratórios ou câncer. A melamina é considerada irritante quando em contato com a pele ou os olhos. Entretanto, talheres de resina de melamina são considerados seguros, de acordo com a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (United States Food and Drug Administration), pois a melamina não é transferida para a maioria das comidas. A toxicidade da substância é considerada um perigo quando o alimento é ingerido acidentalmente ou deliberadamente com este plástico através de acidentes industriais, ou em uma tentativa de aumento do nível de proteína da comida.

Migração química

A melamina é segura para uso com alimentos frios ou quentes. Entretanto, de acordo com o Centro Regional Administrativo de Segurança Alimentar de Hong Kong (Hong Kong Administrative Rgion Center of Food Safety), aquecer o utensílio a aproximadamente 115ºC pode fazer com que substâncias tóxicas, como a própria melanina e o formaldeído, migrem da louça desse material para dentro da comida. Os níveis de migração são relativamente baixos na maioria dos casos, mas a exposição constante pode causar alguns efeitos à saúde.

Ácido e melamina

De acordo com a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos, o problema de migração química da melamina se torna mais significante na presença de alimentos ácidos. Aquecer louças de melamina contendo alimentos ácidos, como molho de tomate, suco de laranja ou vinagre, a temperaturas acima de 71ºC causam uma migração química maior e possíveis riscos à saúde. Deixar materiais ácidos em recipientes de melamina por muito tempo também pode causar problemas.

Dano a talheres

Levar plásticos que não são seguros ao micro-ondas, incluindo a melamina, pode danificar o material, bem como causar possíveis riscos à saúde. Plásticos levados ao micro-ondas podem deformar-se, derreter ou borbulhar. A melamina suaviza o calor, sendo uma má escolha tanto no micro-ondas quanto como recipiente para comidas quentes. Deixe os talheres de melamina frios, e use apenas na hora de servir.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível