Melancia de cultivo hidropônico

Escrito por cindy quarters | Traduzido por marcos vinicios de araújo barros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Melancia de cultivo hidropônico
As melancias crescem facilmente em uma plantação hidropônica (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Com a técnica de hidroponia é possível cultivar qualquer tipo de planta sem a necessidade de terra. Muitas frutas e vegetais crescem nesse ambiente, incluindo folhas, tomates, pimentas, cenouras e melancias. Devido ao seu tamanho, as melancias exigem tratamento especial em determinadas instalações de cultivo hidropônico. Porém, com alguns cuidados e atenção em manter os níveis adequados da solução nutritiva, o fruto pode ser cultivado facilmente e ainda te proporcionar momentos de descontração. A melancia é mais cultivada ao ar livre ou em estufas com muita luz natural.

Outras pessoas estão lendo

Sistemas

As melancias crescerão em praticamente qualquer tipo de sistema hidropônico, desde que seja grande o suficiente para suportar as ramas. O balde para cultivo hidropônico é um sistema simples, onde as plantas são cultivadas em baldes individuais, funciona muito bem, mas pode dar muito trabalho, porque o nível de solução nutritiva em cada balde deve ser verificado frequentemente. Um sistema de fluxo e refluxo é a melhor escolha, porque os recipientes são alimentados a partir de um único tanque, portanto, é preciso verificar o nível da solução em um único recipiente, e não em vários.

Solução nutritiva

As melancias crescem na maioria dos tipos de solução nutritiva hidropônica. Muitas misturas de nutrientes disponíveis no mercado são prontas para uso. E a escolha da marca é apenas uma questão de preferência. Uma solução simples de nutrientes também pode ser feita em casa, misture de 3,6 litros de água com uma colher de sopa de sulfato de magnésio e duas colheres de sopa de qualquer fertilizante solúvel em água de boa qualidade. A solução de nutrientes deve ser drenada e substituída a cada duas ou três semanas. Se o nível do reservatório ficar muito baixo entre as mudanças, a solução deve ser completada com água para evitar o excesso de minerais no sistema.

Meio de cultura

Considerando que as ramas da melancia ficam grandes, é melhor deixá-la enraizar em um meio de cultura inerte que dá à planta algum apoio à medida que cresce. A perlita funciona muito bem como meio de cultura, mas alguns produtores podem preferir algo mais pesado, como pelotas de barro, brita fina ou pedras de sílica. Qualquer um desses elementos irá dar peso ao recipiente da rama de melancia em crescimento, proporcionando maior estabilidade.

Método de treliça

A rama de melancia pode ser plantada muito mais perto uma da outra no cultivo hidropônico, ao contrário do método tradicional em solo, porque elas não precisam competir pelos nutrientes. Quando plantadas próximas às outras, educar as ramas em uma treliça diminui a área necessária para cultivar as melancias, assim como mantém o fruto fora do chão. As ramas são amarradas ou presas em uma treliça resistente à medida que crescem. É necessário cuidado extra nessa fase para garantir que a rama não se parta e o fruto pare de se desenvolver.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível