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A melancia em dietas para praticantes de musculação

Atualizado em 18 julho, 2017

A melancia não é um alimento comumente listado em planos de dietas para praticantes de musculação. A maioria dessas pessoas parece obter seus carboidratos de amidos, como arroz e aveia, em vez de frutas, mas isso pode ser um erro. Ao deixar as frutas de lado, você está deixando de consumir muitos nutrientes vitais. A melancia tem muitos benefícios que a tornam um suplemento útil nas dietas de hipertrofia ou de queima de gordura.

Adicione melancia à dieta para consumir um doce de baixa caloria (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Calorias

Se você está querendo perder gorduras e ficar em forma para um concurso, você precisa reduzir o consumo de calorias. A melancia contém apenas 30 kcal e aproximadamente 6 g de açúcar em 100 g de fruta. Compare isso com 89 kcal e 12 g de açúcar em uma mesma quantidade de banana ou com 296 kcal e 78 g de açúcar em 100 g de uvas passas.

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Óxido nítrico

O óxido nítrico é às vezes utilizado pelos fisioculturistas em forma de suplemento para aumentar o fluxo de sangue nos músculos. A melancia é uma boa fonte de citrulina, que ajuda a aumentar naturalmente os níveis de óxido nítrico, de acordo com o nutricionista Matthew Kadey, da Muscle Mag. Além disso, um estudo publicado em uma edição de 2013 do Journal of Agricultural and Food Chemistry descobriu que o suco de melancia ajuda os atletas a se sentir menos doloridos e a se recuperar melhor entre as sessões.

Pós-treino

Como as calorias da melancia vêm predominantemente de carboidratos, isso a torna uma boa escolha para consumir depois dos exercícios, pois ajuda a repor os estoques de glicogênio gastos. As poucas fibras em sua composição também são um bônus, já que isso pode ajudar na velocidade da digestão, fazendo com que o atleta se sinta menos estufado. Lembre-se de combinar a fruta de pós-treino com alguma proteína, como indica a nutricionista Dra. Christine Gerbstadt. Um shake de proteína, uma xícara de queijo cottage ou um pouco de presunto fatiado são suficientes.

Maneiras de incluir a melancia

Use sua imaginação para encontrar maneiras de incluir a melancia na dieta. Você pode adicioná-la a uma salada de frutas ou colocar uma fatia para acompanhar o omelete no café da manhã. Bata a melancia com um shake de proteína no liquidificador para dar um toque refrescante ou use-a em pratos salgados. O nutricionista Dr. Jonny Bowden sugere uma salada de melancia feita com melancia, cebola, azeite de oliva, vinagre de vinho tinto e queijo de cabra tipo feta. Acompanhe a salada com um pedaço de bife ou frango grelhado.

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Referências

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