A melhor cor para caiaques de pesca

Escrito por richard cole | Traduzido por nathalia antunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A melhor cor para caiaques de pesca
As melhores cores para se usar em um caiaque de pesca (kayak image by Greg Pickens from Fotolia.com)

O aumento da popularidade da pesca com caiaque, tanto em lagos como no mar, gerou um debate sobre a melhor cor para o barco. A consideração mais importante é a segurança, especialmente para pesca oceânica. O caiaque deve ser visível para os outros barcos, pescadores e nadadores. Peixes aparentemente não enxegam uma grande variedade de cores e são mais propensos a reagir às sombras. Algumas cores parecem atrair atenção indesejada de leões-marinhos.

Outras pessoas estão lendo

Segurança em primeiro lugar

A consideração mais importante na escolha da cor de um caiaque é a visibilidade, especialmente com barcos em alto-mar. Mas evitar lanchas em lagos também é essencial. Há poucos estudos sobre visibilidade da cor de caiaques.

Algumas cores que parecem altamente visíveis, não são. Caiaques brancos podem ser confundidos com uma onda quebrando. Caiaques vermelhos somem mais rapidamente em pouca luz. Mesmo brilhantes os azuis podem ser difíceis de reconhecer nas águas azuis do oceano, assim como os verde médio a escuro.

Para a visibilidade, a maioria dos canoístas recomendam verde limão fluorescente ou laranja, cores muitas vezes visto em caminhões de bombeiros ou ambulâncias. Caiaques amarelos também tendem a ser altamente visíveis. De longe, caiaques amarelos podem às vezes serem vistos antes dos verde limão, porque refletem mais luz. Alguns canoístas acham que caiaques cor de manga também são altamente visíveis sobre as ondas.

Para os que usam cores escuras, uma solução é prender uma bandeira verde limão brilhante ou laranja para acenar e dar visibilidade. Bandeiras mais altas também ajudam em ondas do oceano, deixando o caiaque visível mais rapidamente quando ele estiver saindo de uma onda.

A melhor cor para caiaques de pesca
Caiaques azuis e verde médio, são difíceis de reconhecer no oceano. (kayak image by saidin b jusoh from Fotolia.com)

Peixe e cores

Vários estudos recentes sugerem que o peixe não enxerga muitas cores e não são repelidos ou atraídos por tons particulares. Eles reagem à sombra, no entanto.

Alguns canoístas gostam de ter fundos azuis no barco, esperando que ele se misture com a água. Em um dia ensolarado, um fundo branco em um caiaque pode ser menos visível para os peixes do que um fundo escuro, pela mesma razão a maioria dos peixes são brancos na parte inferior. Ao pescar perto de uma praia, um caiaque cor de areia pode ser menos visível para os peixes. A camuflagem pode ser menos visível perto de juncos ou ao longo de córregos arborizados.

Alguns pescadores não querem ser vistos quando estão em locais produtivos, para não atraírem outros pescadores ou velejadores curiosos que espantarão os peixes. Eles preferem caiaques mais escuros ou cores de camuflagem. Eles hasteiam bandeiras ao entrar em áreas mais trânsitadas.

A melhor cor para caiaques de pesca
Caiaques em tons de terra podem ser menos visíveis perto de juncos ou ao longo de córregos arborizados. (kayak image by Earl Robbins from Fotolia.com)

Questões com caiaques amarelos

Outros pescadores acham que caiaques amarelos atraem leões marinhos. Os animais vão roubar a isca e tirar o peixe da linha. Eles recomendam barcos verde brilhante ou laranja para pescar no mar perto do habitat de leões marinhos.

A melhor cor para caiaques de pesca
Acredita-se que caiaques amarelos atraem leões marinhos. (colorful kayaks on beach by turquoise waters image by Christopher Meder from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível