×
Loading ...

Qual é a melhor cola para reparar cristal de chumbo e vidro?

Atualizado em 17 abril, 2017

Se você quebrou um pedaço de cristal de chumbo ou vidro, é possível colá-la de volta. As melhores colas para a reparação de cristal de chumbo e vidro têm algumas características específicas em comum.

O cristal e o vidro podem ser reparados com colas especiais (Image by Flickr.com, courtesy of Athena Flickr)

Claro como cristal

A cola deve ser absolutamente clara quando seca. Algumas secam ficando com uma tonalidade transparente, mas não necessariamente clara. Procure por frases como "UV", "opticamente clara" ou "claro como cristal" na descrição do produto. Essas colas normalmente requerem uma luz UV (ultravioleta) para a secagem ideal.

Loading...

Baixa viscosidade

A viscosidade tem a ver com a espessura da cola. Uma cola de baixa viscosidade será fina quando aplicada, ou seja, não vai escorrer por entre as fendas ou evitar que os segmentos do vidro toquem-se completamente.

Ação capilar

A ação capilar, também chamada de capilaridade, tem a ver com as reações da cola em relação à água. Uma cola com excelente capilaridade agirá essencialmente da mesma forma que o vidro quando entrar em contato com a água. Por exemplo, uma taça de cristal reparada com uma cola que tenha uma boa capilaridade será ainda capaz de conter líquidos.

Colagem vidro-a-vidro

Um produto destinado à colagem de vidro-a-vidro funciona melhor para a reparação de cristal de chumbo e vidro. Embora as colas que prendem o vidro a outras substâncias, como a madeira, possam funcionar para reparar vidro, elas são mais propensas a se separarem quando ambas as superfícies são "sem dentes" ou lisas. Agentes de ligação de vidro-a-vidro são projetados para trabalhar em superfícies com pouca fricção.

Produtos

Algumas marcas de cola especializam-se em agentes de ligação de vidro e cristal. Dois exemplos são Bohle e Crystal Bond.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...