Melhor dieta para tiroidite de Hashimoto

Escrito por kendall olsen | Traduzido por wanderson andrade
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Melhor dieta para tiroidite de Hashimoto
Imagem microscópica da glândula tireoide (Duncan Smith/Stockbyte/Getty Images)

A doença de Hashimoto faz o sistema imune corporal atacar a glândula tireoide. A inflamação resultante muitas vezes leva ao hipotireoidismo, ou seja: a glândula está hipoativa. Os sintomas de hipotireoidismo podem variar em função da gravidade de deficiência hormonal. Os sintomas mais comuns incluem fadiga, ganho de peso, lentidão, edema de face, fraqueza muscular e depressão. O tratamento para hipotireoidismo pode incluir terapia hormonal e uma dieta balanceada para melhorar o quadro e reduzir os sintomas.

Outras pessoas estão lendo

Dieta para tireoidite de Hashimoto

Os portadores da tiroidite de Hashimoto podem se beneficiar de uma dieta rica em fibras, com baixo teor de gordura, porque as fibras absorvem a água, acelerando o transporte alimentar pelo sistema gastrointestinal. Isso poderá reduzir a exposição a toxinas. A fibra também se liga à gordura e ao colesterol, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. Uma dieta hipolipídica pode ajudar a controlar o colesterol do paciente com Hashimoto, que pode significar um melhor estado de saúde geral. Pelo fato do paciente apresentar comprometimento imunológico, uma dieta de alta qualidade é fundamental para a manutenção da saúde.

Uma dieta rica em fibras deve incluir mais de 25 gramas de fibra por dia. Ela deve ser tanto insolúvel (não se dissolve em água) e solúvel (dissolve-se na água). Essa dieta geralmente inclui uma grande variedade de frutas e legumes com cascas, quando possível. Outros alimentos ricos em fibras incluem as frutas secas, feijão, nozes, cereais e produtos integrais.

Uma dieta hipolipídica, com baixo teor de colesterol, significa que os pacientes com Hashimoto devem controlar as calorias, comendo apenas o suficiente para manter um peso saudável. Além disso, as gorduras de origem vegetal, tais como as do azeite, devem ser priorizadas sobre a manteiga e outras gorduras animais. O colesterol e sal também devem ser limitados.

Pacientes com Hashimoto também devem tomar um suplemento balanceado de vitaminas e minerais. As vitaminas do complexo B devem ser incluídas no esquema para ajudar na manutenção do sistema imunológico.

Alimentos e medicamentos para evitar o hipotireoidismo

Existem vários alimentos que as pessoas com hipotireoidismo provocado pela doença de Hashimoto devem evitar, pois podem interferir na absorção do hormônio tireoidiano sintético, geralmente prescrito no tratamento da tireoidite. Os portadores dessa doença devem evitar nozes, farelo de algodão e farinha de soja. Além disso, os suplementos de ferro, de cálcio, antiácidos que contenham magnésio ou alumínio, certos medicamentos para úlceras e alguns medicamentos para hipercolesterolemia, podem interferir na absorção do hormônio tireoidiano. Discuta os possíveis efeitos de quaisquer suplementos ou medicamentos com seu médico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível